Livro: Almanova
Título original: Incarnate
Autor (a): Jodi Meadows.
Editora: Valentina.
Páginas: 288
"ALMANOVA
Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu… e ninguém sabe por quê.
SEM-ALMA
A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre…
HEART
Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto — de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?"

TRILOGIA "INCARNATE"
    1.  Almanova
    2.  Almanegra
    3.  Infinite (sem previsão de lançamento)

    Por milhares e milhares de anos, os habitantes de Range são os mesmos. Eles vem reencarnando através dos anos, com corpos diferentes, mas com as mesmas almas da vida passada, assim como todas as lembranças dessas vidas. Isso mudou abruptamente quando, há dezoito anos, nasceu Ana, uma Almanova. Todos em Range acreditam que ela é uma assassina, um mau presságio — afinal, uma alma, Ciana, precisou morrer para que ela nascesse e tomasse seu lugar —, e, deste modo, se mantêm longe dela.
    Ana sempre soube que era diferente. Sua mãe, Li, afinal, certificou-se disse pela vida inteira da menina: trancada em casa e longe de Range, a menina foi maltratada física e psicologicamente, com Li deixando claro seu ódio por ela, chamando Ana de sem-alma e a privando das mais simples coisas. Quando Ana faz dezoito anos, decide ir em busca de respostas — um pouco tarde para almas, que geralmente saem de casa aos 14. Ela está decidida a ir até Range, onde pesquisará sobre suas origens e sobre o motivo de ter nascido. 
   Sabotada por Li e sozinha na neve com apenas uma mochila, Ana encontra as terríveis sílfides, e, em uma tentativa desesperada de evitar uma morte dolorosa, toma uma decisão que seria fatal — isto é, se alguém não a estivesse observando de longe. É desse modo que a menina encontra Sam, um agradável desconhecido que, diferente de tudo que Li já a tenha dito, parece não odiá-la. Sam acredita que Ana possa ser algo bom para a estática sociedade de Range, e decide ajudá-la em sua busca. Eles se tornam bons amigos, apesar das limitações iniciais de Ana, e, na medida que a relação dos dois se desenvolvem, algo a mais vai surgindo. 

     Para começar, toda a história de Almanova é, de cara, um tanto difícil de se acostumar. Tive certa dificuldade em me habituar ao fato de que as almas reencarnam, mas não necessariamente com o mesmo sexo em todas as vidas. Também há o fato de que as reencarnações não tem uma ordem específica, nem um tempo — alguém pode nascer como pai de seu antigo amante, ou mãe de alguém que você odiava; e, enquanto tudo isso acontece, todas as almas têm as lembranças do que aconteceu em suas vidas passadas. 

"Odiava isso. Odiava não ser boa o suficiente, odiava ter menos vidas que todos os outros."

    Passada a estranheza dos primeiros capítulos, todavia, é uma história fácil de se não gostar. O que mais me chamou atenção e me surpreendeu foi a fantasia que Meadows criou: não é algo completamente diferente de tudo o que já conhecemos, mas, ao mesmo tempo, é extremamente inusitado. A autora conseguiu pegar uma ideia não tão original, mas que, quando organizada e estruturada da maneira correta, se tornou incrível; e criando, assim, um livro ótimo
   A narração de Almanova é em primeira pessoa, descrito pela própria protagonista. A linguagem utilizada é cotidiana, mas sem deixar de ser um pouco sofisticada. A leitura flui muito bem, é foi — ao menos, para mim — o tipo de livro que, quando o leitor se dá conta, já está quase no final. Li ele em poucas horas, e posso dizer honestamente que aproveitei a leitura, com suas partes dramáticas, engraçadas e até mesmo misteriosas. 
    Em relação aos personagens, Ana foi alguém que me surpreendeu positivamente. Durante o livro, ela começa como alguém tímida e extremamente insegura, marcada pelos maus-tratos de sua criação. Sua evolução, contudo, é magistral. Ela se torna, até o final desse primeiro livro, uma verdadeira guerreira, forte e decidida — e, o mais interessante sobre isso é como tal mudança é gradual. Na realidade, tudo acontece de um modo tão natural que vamos vendo pequenos atos de mudança aqui e ali, e essa grande estruturação e desenvolvimento que Meadows criou foi o que mais me agradou.

   Sam também é um personagem intrigante e apaixonante. No início, confesso que foi difícil gostar do casal devido ao fato de Sam ser tão maduro, e estar tão à frente de Ana nos mais diversos assuntos, enquanto ela ainda era muito imatura. Contudo, conforme a história toma seu rumo, Sam ensina e cuida de Ana de incontáveis formas, sendo tão educado, protetor e prestativo que é impossível não querer os personagens juntos.


   Tudo isso — tanto o romance entre Ana e Sam, quanto os desenvolvimentos dos personagens — é contextualizado em meio as descobertas e pistas que a autora fornece ao leitor sobre a verdadeira origem de Ana. Há vários aspectos inseridos no livro que, separados, seriam clichês — mas que, misturados e com pequenas inovações no mundo de Almanova, se tornam únicos. Podemos encontrar sílfides, dragões, religião e outras mitologias misturadas de modo genial. 
   O design gráfico do livro por conta da Valentina é incrível, e um dos melhores que já vi até hoje — sendo, sem dúvidas, o melhor da editora. A capa por si só já é linda, mas os brilhos holográficos a deixam divina. Além disso, a diagramação é extremamente bela, com vários detalhes de borboletas e um começo lindo e charmoso para cada capítulo. A tradução é muito bem feita, e não encontrei erros de revisão ou digitação durante a leitura. 
    Almanova é, por fim, um começo de tirar o fôlego para uma série incrível. É uma leitura indispensável para os fãs da boa fantasia, é uma obra concisa e muito bem escrita, além de ser completa nos mais diferentes modos que um livro precisa ser. Mal posso esperar pela continuação, Almanegra, e, se minha adoração pelo livro ainda não ficou clara, reafirmo: leiam, leiam, leiam!

Primeiro parágrafo do livro:
"Eu não renasci."
Melhor quote:
"—  Depois disso, vamos para casa, arrumar as coisas e relaxar.
—  Eu nunca tive uma casa antes. (...) Quer dizer, ficando com a Li, nunca me senti parte daquilo. É isso.
Sam tocou meu pulso, me fazendo estremecer.
—  Você sempre terá uma casa comigo.  "

 


2 Comentários

  1. Oiii Gabi! Adorei tua resenha, ficou cheia de detalhes, porém, não ficou prolixa. Não tinha lido resenhas desse livro ainda, mas foi um ótimo começo. Realmente as capas da Valentina são lindas e de Almanova principalmente. Ana parece ser uma ótima personagem, tenho certeza que quando eu ler irei gostar dela. Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hoje li o primeiro capítulo no livreto que ganhei e confesso que fiquei curiosa e fascinada em saber mais da história e ao mesmo tempo com aquela sensação de ser igual as outras tanto que se tem no mercado. O motivo disso foi a mãe dela, sempre tem que haver um dilema familiar. Fora isso, achei interessante a história. Com elementos que até então eu não tinha visto em outros livros.
    Eu tinha decidido não embarca em séries, mas fiquei tão curiosa a respeito dessa que quero muito ler o livro. Amei a resenha, se antes surgiu em mim a vontade de ler, depois de conferir sua resenha então e essa vontade se tornou um desejo.

    Beijos!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir

.