Livro: Dente Por Dente
Título Original: Fire with Fire 
Autor (a): Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 509
ISBN: 97885816330404
Sinopse: Depois dos acontecimentos do homecoming, Reeve foi parar no hospital, com uma perna quebrada, e seu futuro como atleta está ameaçado. As meninas se sentem culpadas por toda a situação. Não esperavam que as consequências do plano fossem tão graves. Quase perderam o controle. Já que Reeve está mais arrogante do que nunca, o jeito será aplicar nele uma dose do seu próprio veneno e esperar que aprenda a lição. O acidente no baile deixou marcas profundas na consciência de Lillia, Kat e Mary. Sentimentos como amizade, lealdade e ódio se misturam, questionamentos sobre limites... Alguns segredos são mais difíceis de guardar. Aliás, o que são essas coisas estranhas que estão acontecendo com Mary? À medida que Lillia, Kat e Mary descobrem verdades incômodas sobre os moradores da ilha, percebem também que não se conheciam como pensavam. Cada vez mais elas lidarão com o sentimento de que talvez tenham ido longe demais...

 TRILOGIA "OLHO POR OLHO"
    1.  Olho Por Olho
    2.  Dente por Dente

  
Dente por Dente é a continuação de Olho Por Olho, escrito por Jenny Han e Siobhan Vivian e traduzido pela editora Novo Conceito. Este primeiro volume foi lançado no segundo semestre de 2013 e teve uma divulgação excelente. Mas com um tema tão simples e repetitivo como a vingança ocorrida no colegial, o que fez de Olho por Olho e Dente por Dente interessantes? Assim que tive a oportunidade de ler o primeiro livro, desconfiei que era uma cópia de Carrie, A Estranha. Porém, foi tendo contato com o segundo volume que descobri suas diferenças. Saiba por quê, confira a resenha abaixo.

    A vida foi dificil para Mary, que sofreu bullying no inicio da sua adolescência e foi humilhada pelo garoto que amava, Reeve. Isso trouxe marcas permanentes e irreversíveis em sua vida. Entretanto, ela decidiu voltar para sua cidade natal para consertar tudo, receber um pedido de desculpas e superar todo esse trauma.
    Entretanto, assim que teve oportunidade de questionar Reeve, ele simplesmente a trata mal novamente. Estava na hora de fazê-lo sangrar como ele fizera com ela. Foi com esse pensamento que junto com Kat e Lillian, arquitetou um plano de vingança. Lillia iria seduzir Reeve até ele ficar irrevogavelmente apaixonado por ela, e então ela quebraria seu coração.
    Mary decidiu que não contaria à suas parceiras o que realmente sentia por Reeve, e ao perceber que Lillia conquistara fácil o que ela nunca conseguiu, isso pareceu quebrar mais ainda seu coração. Para piorar tudo, Mary começou a desenvolver poderes psíquicos inimagináveis. Ela conseguia tremer janelas, abrir portas trancadas... Afinal, o que ela era?
    Já Lillia começou a se sentir próxima de Reeve a ponto de ansiar sua presença. Será que ela estava começando a se apaixonar pelo inimigo de Mary, e, consequentemente, seu? Querê-lo para si era um erro, já que sua antiga melhor amiga, Rennie, o amava e que se propusera em quebrar seu coração.  Fizera um novo pacto com Mary e Kat, não podia quebrá-lo agora.
    Mas a vingança não fica por aí. Mary descobrirá mais sobre si e virará um perigo mortal para todos. Que poder o ódio tem? Olho por Olho, Dente por Dente...



      Olho por Olho foi uma decepção para mim. Teve um enredo um tanto envolvente, porém fraco e sem uma direção firme, além de ter muitas semelhanças ao livro escrito por Stephen King, Carrie, A Estranha. Contudo Dente Por Dente se mostrou diferente em um sentido: houve realmente um rumo tomado, e todas as ações estavam concentradas nele.
    Cada detalhe contribuiu para o final surpreendente. A narração informal se manteve, mas é possível perceber uma evolução nela e uma conectividade maior entre ela e os personagens. O livro é compartilhado pela visão de três personagens, Kat, Lillian e Mary, que apresentaram idéias diferentes de um mesmo acontecimento, enriquecendo o conteúdo. Mas os personagens secundários como Reeve e Rennie tiveram bastante desenvolvimento e foco.
    Acredito que um dos pontos mais forte nesse livro foi o nível de precisão e realidade embutido nele. Os personagens tinham qualidades e defeitos fortes. Não achei nenhum personagem fraco, e essa peculiaridade contribuiu muito para a história.
    O ponto mais fraco e incomodador foi o potencial desperdiçado. Dente por Dente poderia ser muito mais do que foi. As autoras poderiam ter aproveitado mais os personagens e os acontecimentos. 
    Se o primeiro volume foi envolvente, este se superou. Apesar de ser um pouco maior que o anterior, li-o com a mesma rapidez. A obra parece instigar muito o leitor por ser misteriosa e muito inconseqüente; não há como prever seu desfecho.
    Trata-se, sem dúvidas, de um livro juvenil, que não indicaria à adultos por fugir muito do estilo. E foi, por muito tempo, um livro leve, para quem gosta de distração. Não mais. O final de Dente por Dente deu uma profundidade tão grande à série que fiquei pasma e intrigada.
    E há muitos sentimentos nesse livro. Raiva, revolta, pesar, amor, e vingança. Isso mexe com o leitor desde o começo a ponto de não haver como se posicionar diante um personagem. Odiei Reeve como Mary e amei-o como Lillia. Tudo é uma questão de ponto de vista, não? Isso prova a ligação que há entre os leitores e as protagonistas.
    O desfecho quebrou meu coração. Emocionou-me de uma forma que não imaginava e me deixou olhando para tudo o que tinha lido. Com uma brecha fechada e um mistério desvendado, precisei ruminar a respeito de tudo, com outros olhos. Cheguei a conclusão que este livro renderia uma adaptação poderosa.
    A capa é muito bonita, mas não tanto quanto Olho Por Olho. Todo o designe interno é satisfatório, porém simples. Por mais que o livro se mostre “grande”, a fonte da letra é dessa mesma proporção, sendo assim, uma leitura demasiada rápida. Não houve erro de ortografia gritante e parabenizo a Editora Novo Conceito por tal feito.

    E, apesar do primeiro volume não valer a pena, o segundo compensa, e realmente nutro expectativas para o terceiro. Portanto, indico aos leitores juvenis, alertando-os dos erros. Não espere um enredo espetacular, nem uma história perfeita. Dente por Dente é bom do seu jeito. 
Primeiro Parágrafo:
“Não consigo decidir-me o que vestir. (...)”

Melhor Quote: 
“Olho por Olho, Dente por Dente, Fogo contra Fogo. Uma vida por uma vida. Foi assim que tudo começou. E é assim que vai terminar.”


     


6 Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos dois, mais fiquei decepcionada em saber que não tem um terceiro volume😞

    ResponderExcluir
  3. Mas esse livro vai ter o terceiro, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai sim, só ainda não divulgaram quando vai ser o lançamento!

      Excluir
  4. Dá pra ler Dente por dente sem ler Olho por olho?

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Eu ameeeei sua resenha!!
    Estava doida pra ler alguma coisa sobre os livros, ganhei os dois e ainda não comecei a leitura, estou bastante ansiosa pra conhecer...
    Bjs!

    ResponderExcluir

.