Oi, gente! Depois de um tempo sem dar as caras por aqui, nosso Top 5 está de volta, e traz consigo um assunto um tanto quanto doloroso para nós, leitores. Quem aí nunca leu um livro que, após o final da leitura, te deixou olhando para o teto e imaginando como o mundo nunca mais seria o mesmo? Quem nunca precisou fazer uma pausa de alguns segundos para recompor-se e continuar a leitura? Bem, o Top 5 desse mês é sobre livros que vão te fazer chorar (ou fizeram!). Vamos lá?

1. DIÁRIO DE UMA PAIXÃO, DE NICHOLAS SPARKS
Ainda há de existir, no mundo, um livro que me fará chorar mais do que Diário de Uma Paixão. A história de Noah e Allie é umas das mais bonitas que já li, e olha que eu tenho um problema sério com as outras obras de Nicholas Sparks. Mexendo com as emoções de qualquer um, e retratando uma história que alterna entre o passado e o presente, essa linda história de amor abala até o mais duro dos corações. É sério!

2. ROMEU E JULIETA, DE WILLLIAM SHAKESPEARE
Primeiro, se você ainda não leu Shakespeare, posso afirmar com certeza que não sabe o que está perdendo. A história de amor mais famosa do autor, quiça de toda a literatura, é também uma das mais tristes que já li. Sim, talvez o amor extremo dos dois seja um pouco demais, ou as medidas tomadas pelos adolescentes sejam exageradas, mas uma coisa é preciso admitir - a injustiça sofrida pelos dois é épica, e a peça é recheada de trechos lindos e tocantes.

3. A CULPA É DAS ESTRELAS, DE JOHN GREEN
Também conhecido como "A Culpa é Do John Green", é um livro que tem tanto amor em sua composição que é até difícil de explicar. ACEDE foi trauma enorme para mim: já comecei a leitura do livro me preparando para as mortes iminentes, mas pode ter certeza que o autor retrata-as tão dolorosamente como uma facada. Só digo que não é atoa que as últimas páginas do meu exemplar estão manchadas - lágrimas e mais lágrimas!

4. AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL, DE STEPHEN CHBOSKY (LEIA A RESENHA!)
É difícil expressar em palavras como esse livro me tocou. Eu ri, chorei e senti como se estivesse vivendo as situações que me foram descritas. O protagonista, Charlie, é tão doce de um jeito extremamente inocente, o que faz-nos refletir sobre fatos cotidianos de um modo nunca visto. Talvez, pela abordagem singular, não seja uma obra que todos consigam gostar ou compreender, já que conta com pontos profundos e até um tanto poéticos - mas pode ter certeza, se procura por uma leitura leve e ao mesmo tempo reflexiva, esse é o livro que vai fazer-te sentir infinito.

5. ÁGUA PARA ELEFANTES, DE SARA GRUEN (LEIA A RESENHA!)
Te prometo que se você não chorar pelo velhinho triste, vai chorar pelos animaizinhos maltratados, ou pela história de amor proibido, ou pela maldade humana, ou por outros milhões de motivos que - sim! - estão nesse mesmo livro. É simples e absolutamente um livro intocável, que te transporta para a era circense da década de 30, e te mostra o amor de uma maneira singular e linda. E mesmo que o filme conte com o (lindo!) Robert Pattinson, não consegue chegar nem perto da verdadeira aura da obra. Leiam, e preparem os lenços!

 A ESPERANÇA, DE SUZANNE COLLINS (LEIA A RESENHA!)
Ah, Suzanne Collins... Como algum dia irei superar os traumas psicológicos que adquiri ao ler o último volume da trilogia Jogos Vorazes? De longe o livro mais cruel da autora (e mantenham em mente que o primeiro gira em torno de uma chacina de adolescentes!), precisa vir acompanhado de uma caixa de lenços. E, além de conclusão linda e tão completamente triste do enredo, deixo a pergunta que todos os leitores se fazem até hoje: COMO SUPERAR A MORTE DO FINNICK? (selecione o texto para ver o spoiler!)

   Perceberam que a conta passou de cinco? rs. Peço desculpas, mas foi só impossível não chorar minhas mágoas contra a Suzanne Collins. Apesar de não terem entrado para a lista dos cinco livros, preciso deixar aqui algumas menções honrosas à: Tocada pelas Sombras, de Richelle Mead, que me fez perceber que aquele cabelo bonitinho e ruivo da autora somente esconde a pessoa maléfica que ela é por dentro; Convergente, de Veronica Roth, por que WTF, Veronica?!; e Cidade de Vidro, de Cassandra Clare, que além de nos maltratar durante toda a leitura com o segredo doloroso, tem um final que abala as estruturas mentais de qualquer um.

   E, finalmente, essa foi a minha lista. Não se esqueçam de votar na enquete abaixo para deixar sua opinião, e deixar aqui nos comentários um recado dizendo quais são os seus traumas - prometo que vou emprestar o meu ombro para você chorar, se precisar.


2 Comentários

  1. Já dá pra adicionar Convergente da Veronica Roth, me destruiu tanto que tem uma semana que eu estou deprimida por causa do final do livro

    ResponderExcluir
  2. vc tem que ler o livro Proibido lindo, estou em choque ate agora.

    ResponderExcluir

.