Livro: A Fúria dos Reis – Crônicas de Gelo e Fogo #2
Título Original: A Clash of Kings – A song of Ice and Fire

Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
ISBN: 9788580440270
Páginas: 656
Publicação: 2011


Em A Fúria dos Reis, o segundo livro da aclamada série As Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin segue a épica aventura nos Sete Reinos, onde muitos perigos e disputas ainda estão por vir.
Além dos combates que se estendem por todos os lados, a ameaça agora também chega pelo céu. Um cometa vermelho como o sangue cruza o céu ameaçadoramente. E o caos reina em Winterfell. Dragões ameaçam os Sete Reinos e clãs se dividem em busca de poder. Uma princesa se disfarça como órfã e a magia tenta impedir a força das espadas. Uma terra onde irmão luta contra irmão e a morte caminha na noite fria.
Em A Fúria dos Reis nada é o que parece ser e inocência é uma palavra que não existe. Quando os reis estão em guerra, a terra toda treme.

Dentro novamente desse mundo maravilhosamente construído, embarcamos numa história tensa e veloz. Com narrações de diversos personagens – muito bem construídos – somos apresentados à inesgotáveis guerras e conflitos, onde, nem mesmo crianças inocentes conseguem escapar.
Um cometa vermelho se pôs a serpentear nos céus, e profecias e superstições inundaram Westeros, prometendo uma grande mudança para o Sete Reinos. Cinco nobres se denominaram reis, e começaram a lutar intensamente para garantir que o Trono de Ferro seja usado por um verdadeiro e capacitado soberano. Enquanto as lutam se estendem por parte da Casa Lannister e Stark, Sansa Stark se mantém aprisionada em Porto Real, prometida ao filho ilegítimo do ultimo rei – Robert Baratheon – ; e Arya Stark segue viagem – disfarçada – para sua casa, numa caravana da Patrulha da Noite.
Mas as guerras nos asseguram que se tornarão cada vez mais freqüentes e sanguinárias. Do outro lado do mar, Daenerys Targaryen – a ultima de sua Casa – cria e alimenta os raros e únicos dragões do mundo, idealizando em sua mente o dia em que estes, garantiriam seu Trono de Ferro, governo o qual a família Targaryen nunca deveria ter sido tirada. E Stannis, o verdadeiro herdeiro dos Sete Reinos, parece adotar uma religião sombria, a qual o ajudará a travar suas batalhas usando a trapaça.
Contudo, as surpresas não acabam por aí. A casa Greyjoy, depois da ultima derrota, quer usurpar novamente Westeros para si, começando a invadir território do Norte de Westeros, onda a família Stark se encontra muito ocupada com a guerra declarada aos Lannisters.
Quem será o próximo a se sentar no Trono de Ferro e garantir a paz para o povo de Westeros? Essa luta pretende tomar anos do sossego. E antes que nos esquecemos: O inverno está chegando...

Com uma narração detalhada, porém informal, é difícil não ler A Fúria dos Réis em poucos dias. Os personagens são os mais reais dos quais tive contato na literatura, e auxiliaram para que o livro se tornasse envolvente e viciante. Como não se apegar a forte criança que Arya Stark se tornou? Ou não admirar a evolução pelo qual todos personagens passaram?  O mundo que o autor criou, é perfeito, e – de modo idealizado – concreto. Encontrar um “furo”ou um erro, é de uma imensa raridade. Já, não apreciar tal obra, acredito ser impossível.
A narração das batalhas lhe acorrentam naquele acontecimento, de um modo que, fechar o livro e parar de escutar a marcha, os tambores, as espadas em combate e a respiração do personagem, é angustiante.  É difícil prosseguir a sua vida sem mergulhar algumas vezes nesse mundo. Mais difícil ainda é ver um personagem fundamental morrer, seja ele “bom” ou “mau”.
Torna-se apaixonante analisar as reações diversificadas de cada personagem, em cada ocasião. Estes mudam de rumo, idéias e sentimentos em cada circunstância que os prendem, e, no entanto, mantiveram-se únicos e imaleáveis durante o livro inteiro.
Não menos chocante, é quando enxergamos o futuro que a escolha feita pelo personagem o levará. E acostumar o coração previamente de que, muito logo do que o imaginado, mais alguém partirá.
Tyrion Lannister, o anão, é um dos protagonistas que roubou o foco de muitos outros. Com artimanhas, trapaças e jogos mentais, acredito que perturbou muitos leitores com a confusão que bolava para os próprios coadjuvantes – muitos deles, inteligentes e astutos. Com certeza, A Fúria dos Reis, fez-me parar para refletir, raciocinar, chorar, rir e prender a respiração. 
A Editora Leya teve sucesso em sua tradução, na ilustração da capa, na fonte da letra, e na estética  geral da obra. Quero agradecê-la também por ter nos concedido a chance de lermos essa magnifica história, publicando-a no Brasil.  
O livro é grande, mas sua grandiosidade, é imensa. Indico à todos tipos de leitores, principalmente, os quais procuram por uma leitura que não vai os decepcionar! As Crônicas de Gelo e Fogo nunca ficaram tão emocionantes, e merecem uma chance de todos vocês.
Acostumada à grandes fenômenos da literatura, afirmo, que esse não foi ultrapassado por nenhum outro. Apostem sem medo nessa série, e tome cuidado, pois o inverno está chegando...  
Primeiro Parágrafo:                                                                                                                    "A cauda do comenta espraiava-se pela madrugada, um corte vermelho que sangrava por cima dos penhascos da Pedra do Dragão como uma ferida num céu cor-de-rosa e púrpura."
Melhor Quote:
"O amor é veneno. Um doce veneno, sim, mas mata do mesmo jeito.”


15 Comentários

  1. Que bela resenha :) Quero muito ler a fúria dos reis acho que vou ler em Fevereiro já li o primeiro e me encantei agora preciso ler esse , sua resenha ficou uma das melhores que já li parabéns !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabriel! Leia sim, a Fúria dos Reis, você vai se encantar mais ainda. O Terceiro volume é o melhor, em minha opinião, mas o dois teve uma evolução bastante grande a partir do Guerra dos Tronos.


      Beijos, Lê Lançanova
      Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  2. Tô fugindo de séries, por melhores que sejam, rsrs.

    Li bons comentários dessa série em muitos blogs, ;)

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi muitos comentários em relação a serie, tenho muita vontade de lê-la!

    ResponderExcluir
  4. Quero tanto essa série, todo mundo diz que é tão bom! Quero tirar minhas próprias conclusões!
    Beijos, Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. É um ótimo livro, mais ótimo ainda é o terceiro: sangue em cada capítulo.

    Parabéns pela resenha,

    http://oepitafio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, George R. R. Martin é incrivel mean, ainfa nao pude ler os livros mas assisto a serie.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada do autor mas fiquei super interessada em ler essa série. Parece ser incrível.
    Bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrivel mesmo, Joyce. Não encontrei ninguém que conseguisse parar de ler ou não tivesse amado, como eu!

      Aposte sem hesitação!

      Beijos, Lê Lançanova
      Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  8. Estas capas das Cronicas de Gelo e Fogo são divas!!
    Tenho os 5 livros da série, porém em pocket, ano que vou vou começar a ler!! \o/
    Parabéns pela resenha, ficou linda!

    ResponderExcluir
  9. ja ouvi fala desse e parece ser o melhor , quero ler em breve!

    ResponderExcluir
  10. ainda estou no primeiro livro, mas ouvi muitas críticas dizendo que este é melhor. Estou ansiosa para lê-lo

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li nada da série, e nem vi o seriado na TV também ;/
    Vontade é o que não falta. Mas ainda nem comprei o livro.
    Tenho certeza que será bom, já vi muitas recomendações.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. estou lendo ele agora, e não estou me arrependendu , já estou apaizonada por ele !

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ter comprado o box da série (o que vinha com os três primeiros livros), ainda não comecei a ler. Sigo a série pela TV e AMO! Acabei de terminar "Os pilares da Terra", do Ken Follet, e acho que tu pode gostar também. São diferentes, mas igualmente envolventes.

    ResponderExcluir

.