Livro: Para sempre Ana
Autor (a): Sergio Carmach
Editora: Caravansarai
ISBN: 9788589862516
Sinopse: Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.
Para Sempre Ana conta a história de três gerações da família Rigotti, tendo, todas elas, seus próprios objetivos com Ana. O começo do livro é um tanto confuso – e digo isso como um elogio – e para captar o que está acontecendo é necessária muita atenção. O livro nos apresenta, ao início, o ano de 2011 onde um garoto procura por sua mãe que está desaparecida. Então, em 2000, na cidade aonde a história é narrada, Três Luzes, um detetive encontrando um presidiário que se suicidou.
Por fim, regride até 1993, onde uma moça aparece com um bebê em uma festa da família Rigotti, revelando a todos que Carlos Rigotti é o pai da criança. O livro possui várias “fases”, e, a cada página, mais peças do grande quebra-cabeça que é essa história nos são apresentadas.
Ana é uma personagem definitivamente complexa, e, apesar alguns momentos em que o leitor se vê frustrado com ela, me agradou muito o jeito que o autor narrou sua história. Em meio a narrativa é visível o crescimento e amadurecimento dos personagens, algo que os mostra como humanos. Entre erros e lições, Ana é uma personagem notável.
A narração é um tanto formal, mas nada que atrapalhe o curso da leitura – pelo contrário, apenas envolve o leitor ainda mais no mundo de Para Sempre Ana.
Não posso de deixar de destacar o modo como o autor encerra o livro. Foi, na minha opinião, um desfecho surpreendente e digno da obra. Senti várias emoções ao ler o livro inteiro, e a maestria com que Sergio relacionou as três principais situações do livro foi extraordinário.
Um livro conflitante, Para Sempre Ana prende o leitor a cada página, fazendo-o querer solucionar o grande mistério que cerca a obra. Recomendo a todos, definitivamente, como algo para quebrar a rotina das leituras supérfluas.
Desvendar um quebra-cabeça nunca foi tão emocionante como quando se lê Para Sempre Ana.
Melhor quote:
"É certo não deixar nossos sonhos se converterem em ilusões, mas também não devemos abandoná-los ao sabor da maré. Ao contrário, é necessário apontar-lhes o rumo em direção a destinos firmes e reais, ainda que tal travessia seja repleta de tempestades. Se alguns deles naufragarem no caminho, paciência. O importante é a consciência de tê-los dirigido com diligência e confiança. Eu denomino essa jornada de felicidade.”
Interessante o enredo,seguindo a jornada de três homens de gerações diferentes em suas vidas,como será que abusca por Ana vai entrelaçar os três momentos?
ResponderExcluirDivulguei no blog seu sorteio amore
ResponderExcluirAproveitando pra te desejar
uma ótima semana
(\_/) ☆
(^.^) ツ
(")_(")
Beijos♥
www.coisasdeladdy.com
Adoro esses livros que prendem o leitor, achei a história bem legal! A capa é maravilhosa!
ResponderExcluirA história parece legal, mas não é muito minha cara, não sei se leria.
ResponderExcluirA história é interessante, vou ver se consigo tirar um tempo pra ler este livro!
ResponderExcluirBeijos
deitadosnagrama.blogspot.com
Eu já li o livro e achei incrível. A cada nova página um mistério é revelado e o final é surpreendente.
ResponderExcluirbjs
Joyce
http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/
Parece bem legal, mas acho que não ia gostar muito, sei lá...
ResponderExcluirParece interessante, mistérios e tals. Mas não fiquei com interesse em lê-lo.
ResponderExcluirBjo.
Faço meus comentarios os de cima, o livro nao me chamou tanta atenção assim mesmo amando o genero do livro. Uma pena
ResponderExcluirNão gostei muito do livro, mais adorei o quote!
ResponderExcluirxoxo
achei esse livro uma lindeza, gostei e o post esta lindissimo!
ResponderExcluirInteressante, aborda diferentes gerações, e com certeza cada história vai ser contada um modo único, quero ver até onde Ana foi capaz de levá-los.
ResponderExcluirGosto da capa deste livro! O autor é muito gentil...
ResponderExcluirNão sei se leria o livro, não me atraiu muito. Sua resenha está ótima. Beijos
A capa ficou bem legal ;)
ResponderExcluirMas apesar da temática interessante, o livro não me atraiu muito. Acho que não faz muito o meu estilo
beijos
onde encontro esse livro para comprar??
ResponderExcluir