Livro: Água para Elefantes
Título Original: Water for Elephants
Autor(a): Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Edição: 2
ISBN: 9788599296158
Páginas: 272
Acabamento: Brochura
Sinopse:
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.
Água para Elefantes nos confidencia a história de Jacob Jankowski, um ancião de cerca de 90 anos que vive em um lar para idosos. O livro, que é narrado em primeira pessoa, mescla a história do senhor no presente e seu passado, onde, com 23 anos, após descobrir que seus pais foram vítimas fatais de um acidente de carro e o banco possuía então todos os bens da família, larga a faculdade de veterinária – uma profissão herdada do pai – e se encontra perdido, entrando em um trem em movimento, que, futuramente, descobre ser o circo dos Irmãos Benzini: O maior espetáculo da Terra. Sem uma trajetória de vida planejada, Jacob dispõe seus serviços de veterinário em troca de um lugar para ficar. O inesperado acontece, então, quando se descobre encantado pela esposa do perigoso August, braço direto do dono do circo e uma cruel autoridade lá dentro. Além disso, Jacob se fascina com Rosie, uma elefanta que aparentemente é tola, mas, depois de uma descoberta do próprio veterinário, se torna a principal atração daquele circo, em parte, falido.
A oscilação entre o passado e o presente mostra ao leitor uma ótica aprofundada dos pensamentos do personagem. Além disso, deixa o leitor muito consciente dos tempos árduos sofridos pelo povo no tempo da Grande Depressão, em 1929, aonde não havia a certeza de que seu salário seria pago, e, mesmo assim, tudo o que restava aos que se submetiam ás condições malfazejas era aceitar humilhações dos empregadores e torcer para, no próximo dia, haver alimento suficiente para todos. O romance de Sara Gruen não deixa de fora o lado negro dos circos, apesar de também apontar o quão deslumbrante o espetáculo pode ser.
A leitura faz uso de termos simples, mas, mesmo assim, não é cansativa. O pobre viúvo, que se tornou com o tempo um tanto amargurado, nunca contou sua história para ninguém, e, no fundo, apenas sente uma falta imensa de seus tempos de juventude. Um romance que lhe leva, ao final, a se emocionar com Walter – um anão que apesar de rabugento inicialmente, se torna um amigo valioso ao protagonista –, se deslumbrar com Rosie – a adorável elefanta – e a se apaixonar por Jacob, que, com ingenuidade característica dos que pouco viveram, tem esperanças que possa viver feliz ao lado de sua paixão vedada.
Algo tocante também no livro foi, ao final, a autora esclarecer ter tido a inspiração de escrever a obra após uma extensa pesquisa sobre elefantes de circo, aonde cita a história de um elefante que acaba por assassinar seu domador, quem fazia uso de maus tratos.
Uma história que move o emocional e envolve o leitor completamente. Recomendo profundamente a leitura da obra, visto também há um filme produzido que é baseado nela. Trazendo grande reflexão, trata de assuntos que, pelo fascínio da atmosfera circense, não são mencionados muitas vezes.
A capa original – apesar de haver uma segunda versão que mostra os protagonistas do filme – retrata com uma beleza simples o circo; as folhas são amareladas – o que deixa a leitura mais agradável –, e o tamanho da fonte é apropriado. Uma leitura proveitosa, relativamente curta – o livro tem 272 páginas – e que vale a pena, narrando, através de memórias, a vida: O maior espetáculo da Terra.
Primeiro parágrafo do livro:
"Tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra."
Melhor quote:
"Às vezes acho que se eu tivesse de escolher entre uma espiga de milho e fazer amor com uma mulher, escolheria o milho."
Quero muito ler :/
ResponderExcluirtenho o livro, ta na fila da leitura hahahaha
ResponderExcluirSe o filme já é maravilhoso, imagino o LIVRO!
ResponderExcluirque lindo
ResponderExcluirEsse livro é perfeito *-* amei!
ResponderExcluirEu assisti o filme e adorei o livro deve ser melhor ainda!
ResponderExcluirhttp://blog-everygirl.blogspot.com.br/
Já li o livro e gostei bastante e após ver o filme, gostei mais ainda do livro, achei ele mais emocionante.
ResponderExcluirMuito boa a resenha.
Beijos
neversaynever-believe. blogspot.com.br
Li o livro e assisti ao filme. Ambos são lindos. Adorei. O livro é claro traz pormenores que o filme não pode mostrar, portanto quando você assisti ao filme e depois le o livro, como no caso, fica muito mais emocionante. Sua resenha está maravilhosa, perfeita.
ResponderExcluirAinda não assitir o filme e nem li o livro, mai parece ser uma otima historia.
ResponderExcluirjá assisti o filme e é maravilhoso, o livro pela resenha naõ deixa nada a desejar.
ResponderExcluirJá li o livro, gostei muito, achei ele meio confuso no começo, mas depois que eu entendi a historia foi muito bom ter lido
ResponderExcluirÉ incrível. Eu não sei o que acontece mas toda vez que eu vou pegar esse livro pra ler, acontece alguma coisa e eu acabo mudando de ideia. Eu já o tenho há uns dois anos e até já assisti um pedaço do filme durante um voo, mas ele tem uma coisa que eu não sei explicar. Parece que ainda não chegou a hora de lê-lo.
ResponderExcluirEu li esse livro, a parte sobre a autora e os elefantes eu gostei mas a leitura em si não me agradou muito! Não sei porque, e eu já estava querendo ler o livro a algum tempo e quando comecei a ler..sei lá...nem o filme chamou muito a minha atenção!!
ResponderExcluirAh, e sobre a resenha, nossa o jeito como você o escreveu está perfeito! Isso me inspira a pegar os livros que estou lendo e resenha-los!!
Fiquei com vontade de ler o livro logo que saiu, achei a capa interessante (pois é, só daqueles que julga um livro pela capa), mas depois esqueci. Dai veio a história do filme e a vontade de ler voltou.
ResponderExcluirAchei legal. Tava sentindo falta de finais felizes, ultimamente só tenho lido tragédia.
Eu simplesmente sou apaixonada por esse livro,já vi tb o filme e recentemente li outro livro da Sara chamado casa dos macacos muito bom tb.
ResponderExcluirOlá eu sou a Ju do Blog Livros de Neve e sou uma grande admiradora do seu trabalho eu estou apenas começando e gostaria de propor uma parceria com o seu blog, Se estiver interessada entre em contato comigo pelo email: juliastefanilinhares@gmail.com
ResponderExcluirBlog: http://livrosdeneve.blogspot.com.br/