Livro: Por Trás de Seus Olhos
Título Original: Behind Her Eyes
Autor(a): Sarah Pinborough
Editora: Intrínseca
Páginas: 348
ISBN: 978-85-510-0220-9
Sinopse: Louise é mãe solteira, trabalha como secretária e está presa à rotina da vida moderna: ir para o escritório, cuidar da casa, do filho e tentar descansar no tempo livre. Em uma rara saída à noite, ela conhece um homem no bar e se deixa envolver. Embora ele se vá logo depois de um beijo, Louise fica muito animada por ter encontrado alguém. Ela só não esperava que seu novo e casadíssimo chefe seria o homem do bar. Apesar de ele fazer questão de logo esclarecer que o beijo foi um equívoco, em pouco tempo os dois passam a ter um caso. Em uma terrível sequência de erros, Louise acaba ficando amiga da esposa do amante. E, se você acha que sabe para onde essa história vai, pense de novo, porque Por trás se seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos. À medida que é arrastada para a história do casal, Louise acaba com mais perguntas que respostas e a única coisa certa é que algo naquele casamento está muito, muito errado.
Sarah Pinborough é uma premiada escritora e roteirista aclamada pela crítica. Publicou mais de vinte romances e escreveu roteiros para a BBC. Atualmente está trabalhando com várias empresas de televisão em projetos originais. Seus recentes romances incluem a história de amor distópica, The death house e um thriller adolescente, 13 minutes, que foi comprado pela Netflix com adaptação de Josh Schwartz. Por trás de seus olhos foi publicado em janeiro deste ano. O livro foi vendido para mais de vinte territórios em todo o mundo e posto em leilão aos Estados Unidos. Há discussões sobre adaptar a obra para o cinema.
Louise, ou simplesmente Lou, é secretária num consultório de psiquiatria e sua vida é uma rotina que a esgota. Ela é mãe solteira em Londres, e tudo o que faz é pensando em seu filho, Adam. Numa noite, ela decide que já é hora de cuidar um pouco de sua vida, já que está separada de Ian – o pai de seu filho – há muito tempo, e desde então não esteve com outro homem. O pior de tudo é que Ian a traiu, esse foi o pivô do divórcio, e por isso é difícil para Lou confiar novamente em outra pessoa.
Mas quando conhece David no bar, ela se sente bem como nunca mais havia se sentido. Eles não trocam nomes ou informações pessoais, apenas um beijo quando já estavam embriagados, e isso foi o suficiente para David, que se afastou e foi embora, parecendo culpado. Isso também foi um sinal para Lou, mas ela não se importou e o homem-do-bar dominava seus pensamentos até ela descobrir que David era seu novo chefe e que tinha acabado de se mudar com sua bela esposa para Londres. Sim, ele era casado.
O que Lou não podia imaginar é que acabaria se tornando amiga de Adele, a esposa de David. Um único encontro entre as duas é capaz de fazer com que uma se encante pela outra facilmente e percebem que têm muito em comum, inclusive os terrores noturnos. Lou sempre tem os mesmos pesadelos e ainda sofre de sonambulismo, o que atrapalha suas noites de sono e às vezes as de seu filho. Adele conta que tinha o mesmo problema, mas tempos atrás descobriu uma técnica para acabar com os terrores e controlar os próprios sonhos.
Quando mais jovem, Adele morava com os pais num casarão antigo. Em uma noite, enquanto todos dormiam, ele pegou fogo e toda a parte leste da casa foi destruída, onde ficava o quarto dos pais dela. David estava por perto e viu o incêndio ganhar vida, mas conseguiu entrar e salvar Adele. Porém, os pais dela faleceram. Muito abalada com tudo, Adele foi para uma clínica de reabilitação. Lá, ela conheceu Rob, que tentava se recuperar do vício em heroína. Os dois ficaram amigos e compartilharam experiências. Rob lhe disse que também sofria com terrores noturnos, mas na época Adele já dominava os próprios sonhos e ensinou Rob a fazer o mesmo. Ele escreveu a técnica em um caderno, onde também escrevia seus segredos e sentimentos sobre Adele. Foi este caderno que Adele entregou à Lou, para que ela pudesse aprender a se livrar dos pesadelos. E assim, ela tem acesso à história de Rob e a tudo que lhe aconteceu enquanto esteve com Adele.
O problema é que Lou não consegue manter distância de David, pois a atração entre os dois fica cada vez mais forte. Mesmo sabendo que está traindo sua amiga – e o próprio David, que não sabe da amizade entre elas –, Lou se envolve amorosamente com ele até estar completamente apaixonada. Mas ao mesmo tempo que compartilha momentos de paixão com aquele homem carinhoso e sensual, ela descobre que o casamento de David e Adele tem problemas sérios. Adele parece ser dominada pelo marido que liga todos os dias no mesmo horário para saber onde ela está, lhe dá remédios controlados, não permite que tenha um celular, controla todas as compras de seu cartão de crédito e não admite que faça amizades. Além do mais, ainda há o mistério em torno de Rob: onde ele está? Teria David feito algo com ele por ciúmes de Adele? Por que ele parece tão diferente quando está com ela? Lou quer encontrar as respostas, mas sente que está correndo sério perigo.
"Vista de perto, a vida de todo mundo deve ser uma confusão de segredos e mentiras. A gente nunca sabe o que o outro realmente é sob a fachada" (p. 108).