Sinopse: Aos 45 anos, Adrienne Willis repensa toda a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso ela segue para a pequena cidade de Rodanthe, na Carolina do Norte, para cuida da pousada de uma amiga, Quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada - isso atá a chegada do novo hóspede, o Dr. Paul Flanner. Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cerca, os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro - e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas. O título desse livro foi mudado de O Sorriso das Estrelas para Noites de Tormenta depois do sucesso do filme, que agora compõe também a capa do livro.
Adrienne, anos atrás, havia sido traída por Jack, seu marido, e, apesar de separada, ainda não havia superado toda essa situação. Fora justamente nessa época que Jean, sua amiga, pediu que Adrienne fosse cuidar de sua pousada em Rodanthe. Paul Flanner — que havia reservado um quarto nessa mesma pousada — estava passando por momentos muitos dificeis também. A separação lhe era recente, e os problemas com seu filho Mark só pioravam.
Contudo, ele decidira fazer essa viagem para conversar com o marido de uma paciente sua, que não resistira a uma cirurgia. O que Paul e Adrienne não esperavam, era que nesse final de semana uma tempestade forte tomaria conta de Rodanthe, unido-os de uma forma que nunca imaginariam.
Depois desse evento, entretanto, Paul tinha decidido viajar para o Equador para reatar a relação com seu filho e Adrienne precisava voltar para casa para cuidar de seus filhos. Um ano era era o prazo limite para que voltassem a se encontrar. Mas o que pode mudar em um ano?
Tenho que admitir que apostei nesse livro com certo receio. Havia tempo que ele tinha despertado minha curiosidade, contudo, toda minha experiência ruim com os demais livros do Nicholas Sparks acabou me desanimando e me fazendo buscar outras obras do mesmo gênero para mergulhar. Entretanto, quando a Editora Arqueiro ofereceu a oportunidade de leitura, anos depois da primeira publicação no Brasil, resolvi me arriscar, e, sinceramente gostei do que li.
"Quando durmo, sonho com você, e quando acordo, sonho em tê-la nos meus braços. O tempo em que ficamos separados ao menos serviu para que eu tivesse certeza de que quero passar minhas noites ao seu lado e meus dias com seu coração."
O livro é pequeno e isso pareceu influenciar na velocidade da história. Nicholas poderia muito bem ter tido mais calma e paciência diante seu enredo e personagens. Não digo que Noites de Tormenta foi uma leitura ruim por esse ponto negativo, mas é possível perceber o quanto a obra seria melhor enraizada se o autor tivesse trabalhado mais com ela antes do desfecho. Já as cartas que tinham espalhadas pela obra, uma mais tocante e sincera que a outra, conquistaram-me. Foi um artifício muito cabível para sensibilizar o leitor.
Outra peculiaridade de "Noites de Tormenta" foi a idade dos protagonistas. Normalmente, os romancistas gostam de lidar com casais jovens e Nicholas acabou inovando. Adrienne tinha 45 anos enquanto Paul 54, e já eram bem maduros quando esse episódio ocorreu. Foi uma busca pelo pelo "eu" interior. Essa obra mostrou como nem tudo está perdido e que sempre teremos chances.
Melhor Quote: " De alguma maneira, você transformou meu pai, e por sua causa, eu não trocaria esse último ano por nada. Eu não sei como você conseguiu, mas você transformou meu pai em um homem de quem já sinto saudade. Você o salvou, e acho que ao fazer isso, de certa maneira você me salvou também..."