Livro: Me Abrace Mais Forte
Título original: Hold me closer
Autor (a): David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 225
ISBN: 9788501105820
Sinopse: Do universo de Will & Will: Um nome, um destino, conheça a história de Tiny Cooper em um fabuloso musical. Uma novela musical do universo de Will & Will – um nome, um destino, escrito em parceria com John Green e o primeiro livro juvenil com protagonista gay a figurar na lista do New York Times. Em Me Abrace Mais Forte, o personagem Tiny Cooper, um dos mais carismáticos da trama, disponibiliza o roteiro do musical que acompanha sua trajetória: do berçário até o ensino médio. Com participação especial do fantasma de Oscar Wilde, o roteiro revela os detalhes da vida amorosa de Tiny, seu relacionamento com seus vários ex-namorados, a amizade com a babá lésbica, a relação com os pais e o encontro com o amigo Will Grayson.


LIVRO "WILL & WILL"
   1.  Will & Will, um nome, um destino
  Spin-off  Me Abrace Mais Forte

   David Levithan é um dos mais aclamados escritores norte-americanos. Já escreveu em parceira com grandes nomes da literatura atual, como Rachel Cohn, Andrea Cremer e o ídolo dos amantes de livros jovens, John Green, com quem escreveu Will & Will, um nome, um destino. É também autor de vários livros aclamados pela crítica, entre eles Todo dia, Dois garotos se beijando, Garoto encontra garoto e outros.

   Tiny Cooper sempre sentiu que faltava algo, de que tinha que externalizar seus problemas e mostrar ao mundo como podemos usar da verdade de uma vida para inspirar e fazer as pessoas verem “coisas” que sempre se recusaram a enxergar. Após namorar com mais de 18 meninos e enfrentar todo tipo de desventura da vida (amorosa, principalmente), Tiny decide transformar sua vida num musical, que inicialmente tem a pura e total essência de mostrar sua vida. Mas que, conforme o amadurecimento do garoto, acaba se tornando algo melhor, mais barulhento e espetacular, passando não somente a falar de sua vida, mas do amor e da importância de aceitar uma queda ou um tropeço no meio do caminho.
   Iniciada com uma mensagem do Tiny, o musical é composto por dois atos — o primeiro em um subúrbio nos arredores de Chicago, começando no nascimento de Tiny, há 16 anos, e o segundo no mesmo local, só que agora Tiny está namorando e “grandinho” —, poucos personagens, inúmeras cenas e outros tantos números musicais, que contam, no todo, sua vida e os problemas que enfrentou — sendo o primeiro ato suas descobertas da vida, saída do armário, e o segundo, as desventuras amorosas.

   Antes de começar inteiramente essa resenha, gostaria de deixar algo bem claro: esse livro só terá alguma “graça” para quem leu Will & Will, Um Nome, Um Destino. Caso contrário, sendo sincero, você vai meio que odiar. Por sorte, eu já conhecia Will & Will, inclusive já tinha lido também, e foi mega agradável conhecer Me Abrace Mais Forte, que me chamou certa atenção desde seu lançamento. O livro não é uma continuação de Will & Will, mas um roteiro do musical do Tiny Cooper, importante personagem que aparece na obra central.
   Não posso dizer que tinha expectativas, já que nunca li um musical e não sabia o que esperar desse. Tipo, certamente, a grande maioria de vocês já assistiu Caminhos da Floresta ou High School Music, mas já pararam pra pensar como todo o roteiro é feito? Bem, eu não, mas fui agraciado com essa oportunidade ao ler Me Abrace Mais Forte. Confesso que foi diferente — pois não é a mesma coisa de ler outra história “normal”, sem roteiro —, mas não foi algo desagradável. É, nem todas as experiências da vida são desagradáveis, na maioria das vezes elas só tendem a ser “diferentes” daquilo que estamos acostumados. Quanto ao autor, eu nunca havia lido algo exclusivamente dele, somente as partes que ele escreveu em Will & Will, que foram incríveis!
   Como eu disse, é um musical, mais especificamente, um roteiro. E apesar do estilo roteiro, temos comentários, interlúdios, de Tiny sobre o que fazer na hora das cenas, como devem se expressar os personagens, como deve ser organizado o cenário e todo o resto — como se fosse um misto de caderno de anotações do diretor + o próprio musical. A escrita de Levithan é muito simples, apesar de marcar pelas frases de efeitos e pelo apelo jovem — algo que é meio que impossível perceber por Me Abrace Mais Forte, já que é um roteiro. Mas quem leu Will & Will, já sabe que o autor é muito competente em seu ofício.

E, mesmo quando as lições ficam claras para todo mundo ao seu redor, às vezes você tem dificuldades de enxergá-las. Quando as pessoas dizem que o amor é cego, agem como se isso fosse uma coisa boa. Mas algumas pessoas encontram o caminho através da escuridão melhor que outras.
A vida real não oferece tantas oportunidades. Não, na vida real você precisa se esforçar um pouco mais para encontrar o amor.

   Me Abrace Mais Forte é bem leve e simples, mas chama atenção por ainda assim conseguir ser bem estruturado, verdadeiro e fabuloso — do jeito que Tiny queria. Por meio das músicas, de referências à cultura pop, das cenas, dos personagens e através do próprio Tiny, somos levados a uma atmosfera de pensamentos, que vão bem além do que estamos acostumados, dissertando sobre amizade, amor, companheirismo, sexualidade e diversos outros assuntos da vida. Tudo isso sem necessitar recorrer ao mais rebuscado. É através da simplicidade que Tiny nos ganha. 
   Tiny Cooper é um ídolo literário pra muita gente — percebi isso há algum tempo, quando comentei em minha página do Instagram que estava lendo Will & Will —, e, apesar de não tê-lo entronizado e nem me identificado muito com ele, não deixo de reconhecer que ele mereça todos os “fãs” que conquistou. É um personagem bem forte, que chama muita atenção em ambos os livros em que está presente. Muitos chegam a relatar que é o melhor personagem da história — e talvez seja, né? Já que ganhou a sua própria! 
   Os personagens do musical são poucos, e devido à forma (roteiro), não são trabalhados em suas totalidades, então fica meio difícil de explicar a todos como é a estruturação dos mesmos. Daí a importância de ler Will & Will primeiro. É lá que você vai se introduzir em quem é Tiny, como surgiu Me Abrace Mais Forte, quem são seus pais, seus amigos, e todo o resto que acaba por aparecer lá com mais maestria do que no musical. 
   Quanto às críticas, em si, é outro ponto que dificulta o meu lado. É um livro diferente, entendem? Então é importante que o tratemos de tal forma, não como se fossemos acostumados a ler musicais todos os dias — coisa que acredito que a maioria de nós não faz. Nunca havia lido um musical, mas confesso que iniciei com o pé direito. Muitos reclamaram da forma como foi escrito, mas, gente, é um musical. Só há uma forma de se escrever um musical, e Me Abrace Mais Forte foi escrito dessa maneira. Ah, Pedro, mas e as músicas medonhas? Sim, algumas são medonhas, mas acredito que originalmente elas não sejam. Acontece que a métrica muda muito e é complicadíssimo traduzir com perfeição canções em inglês. Então, meio que é justificável isso. Acredito que mais importante que os efeitos, as rimas, são as mensagens que a música passa. E isso é indiscutível! 
   A edição tá show! Nem preciso dizer. A capa tem esse brilho dourado que super combinou com o protagonista — o que já é um ponto —, e o contraste com o verde deu ainda mais elegância a tudo. Bem harmoniosa, não acham? O design interno, tanto quanto o externo, está bem bacana. Ótimos espaçamentos, com letras harmoniosas e fáceis de enxergar. Só senti falta do papel amarelinho (pólen soft) que tanto amamos. Contudo, é assim mesmo. Erros de revisão também não encontrei, e percebi que buscaram traduzir o livro (principalmente as músicas) da forma mais adequada possível. Parabéns a Galera! Sempre com ótimas edições pra nos levar a loucura literária. 
   Bem, pessoal, é isso! Quero deixar claro que gostaria de me expressar muito mais sobre esse livro, mas ao ler, você também perceberá que é difícil. O livro, como dito, é diferente daquilo que estamos acostumados, mas não deixa de ser interessante, divertido e legal em vários momentos. Um ótimo passatempo, você lê em poucas horas. Quero indicar principalmente para quem leu Will & Will e ficou curioso em conhecer o musical do fabuloso Tiny. É bem bacana! Leiam Will & Will (que é maravilhoso!) e depois deem, sim, uma chance para Me Abrace Mais Forte.

Primeiro parágrafo do livro: “Me abrace mais forte tem a intenção de ser verdadeiro. (Exceto pela parte em que as pessoas começam a cantar de repente; isso só é verdade às vezes.) Nenhum nome foi alterado, a não ser que a pessoa tenha ficado muito irritada ou furiosa porque eu estava escrevendo sobre ela e tenha me pedido pra trocar.”
Melhor quote: “Talvez esta noite você tenham medo de cair, e talvez haja alguém aqui, ou em algum outro lugar, em quem vocês estejam pensando, com quem estejam preocupados, se afligindo, tentando decidir se querem cair, ou como e quando vão alcançar o solo. E preciso dizer a vocês, amigos, que parem de pensar na aterrissagem, porque o importante é a queda.”


  


Deixe um comentário

.