Livro: Muito Mais Que 5inco Minutos
Autor (a): Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Páginas: 143
ISBN: 9788584390113
Sinopse: "Você conhece a Kéfera? Pois deveria! Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só o seu canal no YouTube, “5inco minutos” (procura aí na internet), tem seis milhões de assinantes e é o terceiro mais visto do Brasil. Tá achando pouco? Ela ainda recebe diariamente centenas de mensagens de fãs do Brasil todo e é parada na rua a todo momento. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como acha muita gente, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos astros globais. Tão conhecida e amada quanto eles. Neste livro, que tem literalmente a sua cara, Kéfera parte de sua vida para falar de relacionamentos, bullying, moda e gafes e conta uma série de histórias divertidas com as quais é impossível não se identificar."


   Kéfera Buchmann nasceu em Curitiba, em 1993, e hoje mora em São Paulo com sua cachorrinha Vilma Tereza. Uma das personalidades brasileiras femininas mais seguida nas redes sociais, ela tem um canal no YouTube chamado 5inco Minutos (youtube.com/user/5incominutos). Muito Mais Que 5inco Minutos é autobiográfico e também seu primeiro livro. Uma continuação, focada somente em seu canal, já foi confirmada.
   


   Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne pouco mais de 14 milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só seu canal no YouTube, 5inco Minutos, já ultrapassou os 6 milhões de assinantes, é o terceiro mais visto do Brasil, além de contar com seguidores de todos os mais variados locais do globo. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como muita gente acredita, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos globais
   Muito Mais Que 5inco Minutos reúne histórias, de forma não linear, de sua vida. Conhecida por dizer o que pensa, através de seu livro, conhecemos uma Kéfera que nunca imaginamos em nossa mente, e aprendemos muito sobre a vida, principalmente. O livro trás a mesma Kéfera, sem papas na língua, de sinceridade chocante e muitas vezes desbocada, mas não é centrado em sua fase atual de personalidade famosa, mas mostra uma Kéfera pré-fama que pouca gente conhece
   Ela mostra uma menina supersensível que enfrentou bullying durante quase toda a infância e que, em vez de abaixar a cabeça, se reinventou e renasceu como uma jovem divertida, que não leva desaforo para casa, e tornou-se o que é hoje. Exemplo não só para meninas, mas também para meninos, Kéfera fala desses momentos difíceis — do seu primeiro beijo, de relacionamentos e de gafes memoráveis. Não faltam, obviamente, momentos hilários. São histórias que mostram realmente o quão bom é se reinventar e buscar uma única direção. Os resultados fazem valer a pena todo o esforço, e é isso que Kéfera mostra com suas “trapalhadas”.

   Pode parecer louco (bem louco mesmo!) mas eu vim a conhecer a Kéfera a pouco menos de dois meses. Sério! Até então eu não a conhecia, nunca tinha, nem mesmo, visto um vídeo dela. As razões para isso, nem eu sei explicar. Contudo, ao assistir um vídeo, não consegui mais largar e, por vezes, me identifiquei muito com suas atitudes e pensamentos. Quando fiquei sabendo de seu livro, logo me interessei pela oportunidade de lê-lo. E agradeço fielmente a vida por proporcionar-me mais essa prazerosa leitura
   Conheci o livro desde quando a Paralela anunciou o lançamento, mas só criei interesse após conhecer a Kéfera. Minhas expectativas eram grandes e mantiveram-se bem satisfatórias após o término do livro. Acredito que um erro cometido por muitos que não gostaram do livro, foi esperar muito de algo que por si próprio não prometeu nada. Nunca li nada da Kéfera (já que este é seu primeiro livro), mas confesso que o livro tem uma atmosfera bem próxima de seus vídeos e com certeza irei ler o segundo livro, previsto para ser lançado no ano que vem. 
   O livro tem uma incrível narração em primeira pessoa (já que é autobiográfico) e isso, obviamente, contribuiu muito para sua boa estruturação. O tipo de narrativa conta muito para o desenvolvimento de um livro, e, no caso, a narração em primeira pessoa soube ser excelente na medida certa, ora detalhada, ora formal, ora informal. Foi realmente um misto de coisas, que deu um resultado surpreendente. Os mais de 200 mil exemplares vendidos, por si só já dizem a qualidade do material, pelo menos em minha opinião.

Se vale de alguma coisa o que eu escrevo aqui, sejam gratos. Sempre. Por tudo. Por tudo que acontece. Sejam essas coisas boas ou ruins. Tudo faz parte do que vai nos tornar alguém na vida. E você pode se tornar alguém fantástico! E, independente de religião, acima de qualquer crença: quanto mais energia positiva você joga para o universo, mais energia positiva ele te devolve!

   O que mais me chamou atenção no livro e que creio que chamou atenção na maioria dos leitores que o leram, foi a forma como o livro foi estruturado. Engana-se quem pensa que é apenas uma biografia, cheia de palhaçada, momentos engraçados e "gracinhas da Kéfera". Me surpreendeu justamente por fugir desse pensamento e de alguns clichês típicos de biografias. A vida da Kéfera nem sempre foi como ela demonstra em seus vídeos, e quando ela nos relata isso, ela não simplesmente conta, mas também ensina
   O livro ainda conta com uma breve, mas interessante, interatividade. Há fotos que dialogam com os textos, capítulos, e alimentam a criatividade e interage com o leitor, além de uma série de outras coisas que, pelo visto, a própria Kéfera sugeriu que colocasse em seu livro, o que dá e reforça ao livro essa atmosfera forte, leve, mas ao mesmo tempo profunda. Resumindo: chama atenção justamente por mostrar algo que não esperamos e/ou não imaginamos, e a graça está justamente aí. 
   No tocante aos personagens, não há muito o que aprofundar. Os poucos que aparecem não tem uma verdadeira importância no contexto da trama. Isso se deve ao fato de ser uma breve biografia, de alguém que não tem milhares de coisas pra contar, já que só tem 22 anos. Somos adentrados mesmo é na vida da Kéfera e vemos como ela evoluiu e se tornou no que é hoje. Ela mostra ser a mesma menina dos vídeos, porém, em seu livro, percebemos o quão madura e verdadeira ela foi ao escrevê-lo. 
   No tocante as críticas, apesar de centenas de pessoas terem "odiado" o livro, eu não tenho nada de "mal" a falar dele. É um livro muito simples! Tá, mas então porque centenas de pessoas odiaram ele e você não? Olha o problema de alguns leitores e admiradores de personalidades, é demonizar aquilo que eles não compreendem e/ou esperar demais de um livro que não prometeu nada. Você, que está lendo essa resenha, se pensa em algum dia ler o livro da Kéfera, saiba que vale a pena, mas não espere nada demais. 
   É simplesmente uma biografia ao estilo Kéfera, só que muito boa, visto que ela nos ensina muito com suas desventuras. Outras pessoas não gostaram porque pensaram que ela ia falar sobre o canal! Calma, gente. Isso já foi prometido para o segundo livro. Já outros consideram o livro dela como "lixo literário", aquele tipo de livro desnecessário e que você não aproveita nada.  Bem, isso é muito forte (pra não dizer ridículo!). O livro é um verdadeiro autoajuda para jovens, adultos, vovôs e vovós. E, sim, dá pra aprender muitas coisas boas com esse livro! Ele transmite conhecimento, logo cumpre o papel da literatura. 
   A edição da Paralela, como sempre, ficou muito bonita, com uma capa bem estilo Kéfera (viva e vibrante). A diagramação também ficou preternaturalmente maravilhosa! Com um design interno muito bonito, com fontes diversas e coloridas, ótimo espaçamento e ainda imagens da Kéfera (quer algo melhor?). O papel também é do amarelinho (pólen bold) que tanto amamos nos livros. Se há erros de revisão, não percebi nada. 
   Bem, gente, é isso! Deixo aqui minhas sinceras opiniões e peço que se você já pensou em ler Muito Mais Que 5inco Minutos, mas foi desestimulado pelas críticas, não tenha medo, vá na livraria, compre o seu e seja feliz. Se basear em opiniões de quem entende (ou não entende) é importante, mas ter a sua própria é ainda mais fundamental. Em seu livro, Kéfera nos ensina muito sobre a vida e a trama acaba por ser bem rápida, um passatempo bem bacana, que você devora em poucas horas. É como disse uma professora da Kéfera certa vez: antes ela se escondia atrás das lentes, mas agora brilha na frente delas. Uma leitura muito bem recomendada! 

Primeiro parágrafo do livro: “Desde cedo tenho uma ligação forte com arte. Qualquer tipo de arte. Começou quando eu era criança (mais criança do que ainda sou). Eu desenhava e por um longo período (de três meses) acreditei que um dia seria desenhista, uma pintora incrível, conhecida no mundo inteiro pelos meus desenhos (que eram uma bosta, para ser sincera). 
Melhor quote: “Não importa o que aconteça, bom ou ruim, a vida continua. Por isso, lembre-se do que a Dory diz no filme Procurando Nemo: continue a nadar, continue a nadar, continue a nadar, nadar, nadar... Porque tem muita coisa boa nesse oceano para você viver ainda.





Deixe um comentário

.