Sim, a coluna "Top 5" também está de volta! 
A distopia tem se tornado uma tendencia presente em muitas ficções e vem ganhando um espaço cada vez maior e mais notório, tanto em forma de livros, quanto na forma de filmes. Sendo um pensamento desenvolvido a décadas atrás, a distopia, após um período de "sumiço", voltou ao mercado renovada e ligada mais ao público jovem. Sendo meu gênero preferido (já li mais de 80), decidi por fazer uma colocação na coluna TOP 5 sobre as 5 melhores séries distópicas das quais tive contato. Confira abaixo e me dê (nos comentários) sua opinião. 

1- DIVERGENTE, VERONICA ROTH.
Sim, eu sei que possivelmente muitos quererão me matar porque não considero "Jogos Vorazes" como a melhor série distópica. Infelizmente é cada um com seus conceitos e opinião. Divergente foi umas das primeiras distopias que tive contato e acabei por gostar muito de toda a trama. Lembro que li todos os livros em pouco menos de duas semanas. A realidade é que, apesar de tudo, tem uma trama muito boa, instigante, eletrizante e com críticas na medida certa. De todas as distopias, essa me envolveu de uma forma única, e seria impossível eu não idolatrá-la até a morte. A escrita da autora, os personagens, os fatos, a inteligência em que foi feita, foi realmente muito estonteante. Inclusive tem uma incrível resenha da Gabi, do primeiro livro, aqui no blog. Clique aqui e confira.

2 - JOGOS VORAZES, SUZANNE COLLINS.
Jogos Vorazes não poderia faltar nessa lista, obviamente! Contudo, apesar de não considerar a melhor série distópica que já li, considero-a como a mais inteligente e de estrutura bem elaborada. Falhou apenas na construção da heroína e em outros pontos básicos e/ou irrelevantes que não tem sentido eu falar aqui. Tem uma excelente escrita, ótimos fatos e críticas bem construtivas e reais. De certo ponto de vista, é notório o porque de ser a distopia mais entronizada do planeta. Apesar de tudo, é um bom livro. A Gabi também resenhou o primeiro livro aqui, confira!

3 - LEGEND, MARIE LU.
Outro lacre! Legend é uma das distopias atuais mais originais que eu já li. Verdade, ela é inteiramente original, além de conter uma trama recheada de surpresas, boas emoções, boas críticas e com personagens inteiramente cativantes. A série aborda, dentre todas as distopias que li, uma realidade bem mais próxima de nós e de nossos sentimentos e ações. Apesar de ser pouco conhecida, é uma excelente distopia. Vale a pena ler, caso ainda não tenha feito isso.

4 - O TESTE, JOELLE CHARBONNEAU.
Muitos falam que essa série é um misto de Jogos Vorazes e Divergente, eu não deixo de concordar em certos pontos. Contudo, apesar das aparências, acho O Teste uma série original na medida certa (visto que hoje em dia os clichês são impossíveis). É uma trilogia realmente memorável, instigante e muito bem feita. O que mais chama atenção, em tudo, são os fatos, a forma como eles foram feitos para nos prender na narrativa. Pecou em alguns pontos, mas continua sendo maravilhosa. Uma ótima dica para quem busca distopias centralizadas, simples, ou que remetam levemente a Jogos Vorazes e Divergente. E, sim, Gabi também resenhou ela aqui (pelo visto ela gosta de distopias também ❤). Confira a resenha do primeiro livro aqui.

5 - DELÍRIO, LAUREN OLIVER.
Outra série muito original. Eu realmente amei Delírio, e esse é um dos motivos que a fazem estar nesse TOP 5. Tá certo que pecou em muitos pontos (como o final), mas ainda assim, acho que a trama em si valeu por tudo. De todas as distopias, essa é a de melhor ação e mais eletrizante que li. Tem uma trama bem original, impensável, cheia de muita ação, aventura e suspense. Me surpreendeu de uma forma única! Confira a resenha do primeiro livro aqui.


E vocês, o que acharam? Quais séries distópicas são suas preferidas? 
Conte-nos sobre seu próprio top 5!


12 Comentários

  1. Olá :)
    Apesar de já conhecer as séries listadas, não deixam de serem umas das melhores do gênero.
    Bjks,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola Pedro tudo bem? Cara obrigado pelas dicas, estou me tornando um fã nesse gênero, vou anotar os livros na minha lista de desejos :D
    Abraço
    André
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li Divergente, Insurgente e quando chegou em Convergente, tinha esquecido muita coisa e acabei não lendo tudo. Agora tô com preguiça de reler pra ler Convergente. Tem um site que diz o resumo dos livros anteriores, então talvez até dê certo eu terminar a trilogia. Quanto à minha preferida, é Jogos Vorazes. Até porque foi uma das poucas que li inteiras. Li Delíro também, é muito bom, mas o final me desagradou. Resenhei os dois primeiros lá no blog e a resenha do terceiro será publicada. Quero ler Legend e O Teste, mas eu acho que eu confundia as duas por causa das capas. Vou ver se consigo emprestado, porque acho que não seriam prioridades no caso de uma compra.

    PS.: Faça um post sobre os problemas de construção da Katniss! Quando eu li tinha 14 anos, então não analisei bem isso. Tô relendo A Esperança e vi o último filme hoje, mas quem sabe se eu reler os dois primeiros note isso também?

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedro, tudo bem? Eu sou o Ricardo e amo ler livros, conheci seu blog há poucos dias e queria tirar uma dúvida contigo: quando você lê um livro, no outro dia você consegue lembrar dos detalhes ou apenas no básico? você consegue armazenar as lembranças por quanto tempo? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ricardo. Comigo está tudo bem, e você?
      Olha é um tanto quanto relativo essa questão de lembrar ou não. Por exemplo, há livros que leio apenas por deleite, outros, como os que resenho, é um tipo de leitura não somente por deleite, mas com análise precisa dos fatos, extraindo o máximo do livro. Contudo, com ou sem deleite, sempre aprendemos algo com um livro, e os detalhes em si muitas vezes ficam bem marcados.
      Respondendo a sua pergunta: eu consigo lembrar sim dos detalhes dos livros que leio, mesmo quando a leitura é com deleite. Contudo, devido ao número de livros que leio anualmente, somente os detalhes mais básicos e importantes permanecem ativos em minha mente. O tempo que consigo armazenar as lembranças é bem extenso, ainda que elas vão diminuindo com o passar do tempo e com as novas histórias que são adicionadas a minha mente.

      Abraços!
      Pedro Oliveira
      EQUIPE PL

      Excluir
  5. Das 5 citadas só 'conheço' Divergente e Jogos Vorazes
    As outras já tinha visto as capas dos livros mas nunca li!
    Antes eu não gostava de ditopias, na vdd o estilo não me chamava a tenção, mas depois que parei pra ler Divergente passei a ler mais histórias distópicas.

    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Blog novo , se puderem visitar ficarei agradecido .
    https://livrosec.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Esse blog tá incrível. Continuem assim.
    Gostei de todas as séries citadas. Ainda não li nenhuma hahaha (não me julguem). Vou colocar nas minhas leituras de 2016. Sucesso. Beijos, Verônica.
    http://decidiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei dessa sua lista, já tinha lido Divergente e Jogos Vorazes,Legend estava na lista e agr quero as outras distopias.
    http://lendoodesconhecido.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  9. Dessas só li Divergente e Jogos Vorazes e quero muito ler Delírio, parece bem interessante. Outra distopia que amei e que recomendo é A Rainha Vermelha.

    ResponderExcluir
  10. GALERA EU LI UM LIVRO MUITO BOM!
    PRA QUEM GOSTA DE COMEDIA E ROMANCE VAI ADORAR ESTE...
    E O MELHOR É QUE PODE SER BAIXADO GRATUITAMENTE.
    WWW.MAYKOMUNIZ.COM.BR

    ResponderExcluir
  11. Olá!,

    Boas sugestões. Exceto "Legend" (que está no meu Lev, mas ainda não comecei a ler) li e recomendo todas. Estou terminando a Série "Gone" e adorando! A Série "Estilhaça-me" também é imperdível. Ficam as dicas para quem curte o gênero distópico, meu favorito! =) Abraços e boa leitura!

    ResponderExcluir

.