Então, como acredito que todos precisam ler essa história mágica, hoje trago uma entrevista com uma das autoras de Contos de Meigan, a Roberta Spindler, para que, quem ainda não leu, conheça um pouco mais sobre a autora e a obra.
A Roberta foi super simpática e topou falar um pouco sobre como começou a escrever, sobre a continuação de Contos de Meigan: A Fúria dos Cártagos e, é claro, sobre o próprio livro. Então, corra e confira!
1. Vamos começar com uma pergunta um pouco clichê, mas difícil. Quem é Roberta Spindler?
Bom, tenho 27 anos e nasci em Belém do Pará. Adoro histórias em quadrinhos, vídeo games, cinema e RPG. Escrevo desde a adolescência e sou apaixonada por literatura fantástica. Além de Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos, publiquei em diversas antologias.
2. Quando e como você começou a escrever? Já planejava, desde o início, publicar um livro de sua autoria ou a escrita era só um passatempo?
Comecei a escrever na adolescência. Eram fanfics, principalmente sobre o seriado Arquivo X. No início foi um passatempo, mas com o passar do tempo, principalmente depois que surgiu a ideia de criar Contos de Meigan, passei a levar a escrita a sério. Desde então, busco me aprimorar cada vez mais.
3. Escrever em dupla uma só história parece ser complicado. Como funciona o processo da escrita de vocês? Cada uma escreve um capítulo, ou as idéias acabam se encaixando?
Eu e a Oriana somos amigas desde a época do colégio. Sempre tivemos gosto por escrever e já tínhamos o hábito de criar em conjunto. Com Contos de Meigan não foi diferente. Com A Fúria dos Cártagos trabalhamos da seguinte forma: criávamos o enredo juntas e depois delegávamos tarefas. Ao final de um capítulo, por exemplo, marcávamos uma reunião (real ou virtual) para discutir novas ideias e revisar o texto.
4. A Fúria dos Cártagos é um dos livros mais originais que já li. De onde surgiu a idéia para esse mundo totalmente novo?
A ideia de Contos de Meigan surgiu quando ainda estava no ensino médio. Eu e a Oriana costumávamos conversar sobre um mundo novo, chamado Meigan, e inventar situações e histórias sobre este lugar. Quando percebemos que tínhamos um material interessante nas mãos, decidimos investir na ideia e transformá-la em um romance.
5. Vocês enfrentaram dificuldades para publicar o livro? Quem foram as pessoas que mais acreditaram em vocês?
Procuramos editoras que tivessem o perfil da nossa obra e ficamos felizes com o interesse da Dracaena. Minha irmã Paula foi quem mais me incentivou a buscar a publicação de Contos de Meigan, ela sempre acreditou na história e sem seu apoio não seria uma realidade hoje.
6. Algo que me encantou no livro desde o começo foi a protagonista. Maya não é do tipo ‘chata e bobinha’, sem contar que podemos ver um grande amadurecimento dela no decorrer do primeiro livro. Como foi criar uma personagem forte assim? Há alguém em quem vocês se inspiraram?
Eu e a Oriana decidimos que Maya seria uma protagonista forte, mas que também possuiria diversas falhas, como qualquer pessoa de carne e osso. Queríamos que as provações que ela passa durante sua jornada contribuíssem para uma lenta mudança de comportamento, um amadurecimento como você bem citou.
7. As cenas de ação do livro são bem constantes, agitadas, e nem um pouco cansativas. Há algo que ajudou você a escrever cenas de ação? De onde vem a inspiração para elas?
Gosto muito de escrever cenas de ação, lutas com poderes e momentos de tirar o fôlego. Tento torná-las o mais interessante possível para o leitor, buscando também criar situações diferentes e interessantes para cada batalha. Acredito que filmes, jogos e animes são minhas principais inspirações.
8. O romance é sutil, mas está presente no enredo (e é impossível não se encantar por Seth!). O que podemos esperar do relacionamento de Seth e Maya no próximo livro?
O segundo livro terá um foco maior no relacionamento dos dois. O romance ganhará mais destaque, por isso os leitores podem esperar momentos bem emocionantes.
9. Como está o andamento do segundo livro? Já há alguma data de lançamento prevista? (Eu preciso perguntar, rs.)
Estou na revisão do segundo livro, Contos de Meigan – Entre dois mundos. Ainda não há uma data para o lançamento, mas se tudo der certo terei novidades ainda este ano!
10. Foi ótimo poder falar com você, Roberta. Deixe alguma mensagem para seus leitores!
Agradeço pelo espaço aqui no Palácio de Livros e por todo o apoio. Espero que os leitores continuem acompanhando o desenvolvimento de Meigan e de outras histórias que ainda irão surgir.
J O G O R Á P I D O
Estou lendo atualmente... Palladinum – Pesadelo Perpétuo, de Marcelo Amaral
O último livro que li foi... O Prisioneiro do céu, de Carlos Ruiz Zafón
Meu livro favorito é... Nossa, tenho vários! Vou ficar com 1984, de George Orwell.
Meu clássico preferido é... Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machados de Assis.
Uma leitura obrigatória... As Crônicas de Gelo e Fogo, de G. R. R. Martin
Um livro que eu gostaria de ver transformado em filme... O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien
Minha citação favorita é... “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.”
ENTRE EM CONTATO COM A AUTORA:
Você também pode enviar um e-mail para contosdemeigan@gmail.com e encomendar seu exemplar autografado diretamente com a autora!
Muito obrigada novamente, Roberta! E iremos esperar ansiosamente pela continuação, "Contos de Meigan – Entre Dois Mundos". Fiquem antenados aqui no blog pois, assim que tivermos mais informações sobre o lançamento, iremos contar a vocês.