Livro: Depois de Você
Título original: After You
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 9788580578645
Sinopse: Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes. Em Depois de você. Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

SÉRIE "COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ"
    2.  Depois de Você

Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent por 10 anos. Publicou seu primeiro livro em 2002, e desde então dedica-se integralmente à carreira de escritora. É autora de A Última carta de amor, Como eu era antes de você, A garota que você deixou para trás e Um mais um, todos aclamados pela crítica. Como eu era antes de você vendeu cinco milhões de exemplares em todo o mundo, ocupou o topo da lista de mais vendidos em nove países e foi adaptado para o cinema com Sam Claffin (Jogos Vorazes) e Emilia Clarke (Game of Thrones) nos papéis de Will e Lou.

   Depois de Você é uma inesperada e surpreendente continuação de Como Eu Era Antes de Você, sucesso da britânica Jojo Moyes, que vendeu milhares de livros ao redor do mundo. Nessa nova história conhecemos uma nova Lou, ou, sendo mais claro, uma Lou que quer ser nova, que quer encontrar seu caminho após os seis aventurosos meses em que passou com Will, e que tem a certeza de que as coisas precisam mudar. Desde os acontecimentos descritos no último livro, Lou Clark passou a trabalhar no bar de um aeroporto, sempre observando outras pessoas voarem para novos lugares, imaginado se algum dia ela terá ânimo para fazer o mesmo
   Morando em um apartamento há um ano, ela não consegue chamá-lo de lar. Sua família ainda não a perdoou e ela ainda não superou ter perdido o amor de sua vida. Para sanar boa parte de seu sofrimento, Louisa busca ajuda num grupo de enlutados, na esperança de que unida a eles, e eles a ela, ambos possam resolver seus "problemas" e finalmente viver intensamente. Então, certo dia, inesperadamente, Lou sofre um acidente e tudo muda, e ela não vê alternativa a não ser voltar para a casa dos pais.
   O acidente obrigada Lou a novamente reviver os momentos na casa de seus pais, e a indagação que permeia sua mente surge ainda mais forte: será que em algum momento as coisas vão mudar? Mas ela conhece Sam Fieldingo paramédico que a socorreu no dia de seu acidente, e pouco a pouco vai se reerguendo, de volta a Londres. Até que, certa noite, uma pessoa desconhecida bate à porta. Será que ela tem as respostas que Lou procura... ou mais perguntas? Se Lou fechar a porta, a vida vai continuar igual: simples, ordenada, segura. Mas se resolver abrir, estará arriscando tudo.

   Ah, todo mundo que leu Como eu era antes de você sabe que é muito bom, hein? Um livro recheado de surpresas, principalmente no tocante ao enredo, e que emocionou milhares e milhares de pessoas, inclusive eu. Depois de Você, apesar de apresentar uma nova fase na vida da protagonista e diferir-se em alguns poucos aspectos do primeiro livro, não é muito diferente em termos de conteúdo (o que não significa que ele seja ruim). Como a maioria das pessoas, minhas expectativas eram frustradas, por assim dizer, já que, assim como todo mundo, eu não espera uma sequência.
   Contudo, Jojo Moyes mostrou que sabe dar sequência a um livro, mesmo quando não necessário. E o conteúdo trabalhado no livro é tão... lindo, propriamente dizendo, que é capaz de mexer com nosso intelecto tanto quanto o que ela sempre desenvolve na maioria de seus livros. Tinha, sim, receio quanto a continuação, mas isso é um fato que vocês, leitores, não precisam se preocupar. Depois de Você conta uma história linda, sofrida, de perda, de superação e com a viva e poderosa mensagem de sempre: viva intensamente
   O livro é narrado em primeira pessoa (ponto super positivo), sob a ótica da Lou, que ainda é trabalhada pela autora de modo a dar mais espaço para as descrições, devaneios e observações, do que ao diálogo, o que incrivelmente não me incomodou e tampouco tornou a leitura lenta. Lou é uma excelente narradora/personagem e jamais trocaria sua narração por uma em terceira pessoa, por exemplo. Moyes sabe como aproximar o leitor em direção ao personagem de modo que seja impossível não criar um elo.

"Aprendemos a conviver com a perda, com as pessoas que nos deixam. Porque elas permanecem conosco, mesmo não estando vivas, mesmo não respirando mais (...) Aprendemos a nos adaptar. É como se acostumar com um buraco dentro de nós."
 
   Dentre todas as coisas que chamam atenção na construção do livro, como já dito por mim, é realmente notável o fato da autora ter conseguido manter o estilo, personagens, situações, lugares e todo o resto, com a mesma forma e aparência das quais nos lembramos. E também, claro, por sempre conseguir transmitir boas emoções e bons conhecimentos através de seus livros, mostrando que a literatura por mais entretenimento que seja, ela nunca deixará de ser conhecimento, e Moyes nos ensina muito sobre a vida. E isso é o que mais me emociona quando vou falar de seus livros. 
   É um livro que, por mais que não seja tão arrebatador e impactante quanto o primeiro, tem sua parcela de boas coisas e de bons exemplos. Tanto é que o parágrafo "críticas" não existirá nessa resenha. Não porque não tenha nada a que criticar negativamente, por exemplo, mas pelo fato de que tudo se torna irrelevante quando nos atentamos as mensagens do livro, principalmente nas que se referem ao crescimento pessoal e a superação
   Os personagens ainda são os mesmos pelos quais nos apaixonamos, principalmente a Lou. Depois de Você mostra um Lou vulnerável, que enfrenta a perda não da pior forma possível, mas da única que se faz presente em sua vida. O desenvolvimento pessoal da protagonista é o que torna o livro interessante e, intrinsecamente, necessário, útil para uma continuação. Um verdadeiro contraste opulente entre a nostalgia e a excitação. Os leitores irão encontrar um começo difícil, massante, mas também é só isso. No todo, a história se auto compensa. E pra melhorar, teremos a adaptação cinematográfica do primeiro livro, Como Eu Era Antes de Você, para 16 de Junho (meu aniversário!), confira o trailer:


   A edição da Intrínseca tem um esmero próximo ao da edição do primeiro livro, com uma capa que segue o padrão da duologia e que faz um contrante super interessante entre a simplicidade e a beleza da história. Apesar de possuir um design simples, com diagramação de fontes pequenas e pouco espaçosas, eu diria que é uma boa edição, que inclusive recebeu uma lombada mais retangular que a do primeiro livro. Não encontrei erros de revisão e a tradução parece seguir fortemente o estilo da autora. 
   Por fim, deixo aquilo mais um apelo, que não é apenas "mais um apelo", mas O Apelo! Depois de Você conta uma história linda, de superação, conquistas, realizações, crescimento pessoal e, principalmente, nos mostra que superações são possíveis. Os fãs de Jojo Moyes vão, sim, amar o livro, e é também um prato cheio pra quem sentiu saudades, como eu, da Lou. Muito, muito bom. Vale a pena, sim, a leitura. Sem palavras! Quem estiver interesse no livro, inclusive, estamos realizando um sorteio dele aqui no blog, clique aqui e saiba como participar. 

Primeiro parágrafo do livro: “O homem corpulento na ponta do balcão está suando. Ele mantém a cabeça abaixada sobre o uísque duplo, mas de vez em quando se vira e olha para fora, pela porta às suas costas.”
Melhor quote: “Minha irmã tinha razão: eu recebera, contra as probabilidades, todas as vantagens - uma casa própria, um futuro livre de quaisquer responsabilidades - e a única coisa que me impedia de aproveitar tudo isso era eu mesma.”


       


4 Comentários

  1. Olá Pedro,

    Eu gostei bastante da continuação, por mais que não fosse tão necessária assim. Gostei principalmente por mostrar como a Lou passou a viver após Will e como foi difícil a superação. A Jojo Moyes foi sensacional como sempre e valeu a pena.

    Parabéns pela resenha! =)

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu ainda não li esse, bateu um medo de ler a resenha, mas foi muito bem escrita e não deu spoiler, gostei de saber um pouco mais do livro.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu curti bastante a leitura! É claro que não é maravilhosa como a primeira, mas ainda assim foi incrível rever a Lou e ver como foi sua vida depois de ter perdido Will! Adorei conhecer Lily e espero que a protagonista consiga ser feliz em sua nova vida <3
    Beijos
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  4. Estou doida pra ler esse livro, amei Como eu era antes de você, gosto muito da escrita da Jojo Moyes e cada resenha que vejo dele me deixa ainda ansiosa em conferi essa continuação.

    ResponderExcluir

.