Livro: O Segredo de Ella e Micha
Título Original: The Secret of Ella and Micha
Autor (a): Jessica Sorensen
Editora: Geração Editorial
Páginas: 264
Sinopse: Este livro que você vai ler agora arrancou suspiros de uma legião de leitores americanos, entusiasmados com a escrita provocante de Jéssica Sorensen. O Segredo de Ella e Micha trata do romance entre dois jovens, mas não é só isso. Os protagonistas vão tecendo, em primeira pessoa, uma trama complexa e ao mesmo tempo simples, que envolve temas delicados como dramas familiares, traumas psicológicos, medo do futuro e da morte, com naturalidade e sinceridade. Eis o que torna o livro tão comovente: sua realidade. Em qualquer lugar do mundo, cada jovem têm um pouco destes dois heróis paradoxalmente frágeis com seus traumas, mas fortes para enfrentar a dura realidade da existência e superar seus conflitos mais difíceis. Respire fundo, prepare-se para acompanhar uma história de amor com pitadas generosas de sensualidade e adrenalina.
SÉRIE "O SEGREDO"
    1.  O Segredo de Ella e Micha
    2.  The Forever of Ella and Micha
    3.  The Temptation of Lila and Ethan
    4.  The Ever After of Ella and Micha
    5.  Lila and Ethan: Forever and Always 

   "O Segredo de Ella & Micha" trata-se do primeiro livro – e ainda o único publicado no Brasil – da série composta por cinco, O Segredo, de Jessica Sorensen, que, como os títulos dão a entender, vão narrar de maneira mesclada as histórias dos dois casais amigos: Ella e Micha e Lila e Ethan. Mesmo que tenham histórias um tanto quanto independentes, é essencial ler os livros na ordem de publicação. 

    Já no prólogo da obra, podemos ter uma ideia de que a vida de ambos personagens não é – nem nunca foi – fácil. O prólogo em si é intenso, e, mesmo que não explica muito da história, deixa o leitor a par de alguns acontecimentos e apresenta um pouco da personalidade dos protagonistas, e do relacionamento que eles possuem. 
   Ella e Micha são dois jovens que sempre foram melhores amigos. Eles cresceram juntos e possuem um laço profundo, entretanto, quando uma tragédia abala a vida de Ella, a moça resolve deixar tudo para trás do dia para a noite – inclusive seu melhor amigo. Longe de sua cidade natal, Ella cursa a universidade e tornou-se uma pessoa completamente diferente da Ella esquentada, e que levava tudo a ferro e fogo, que seus antigos amigos conheciam. 
   Quando as férias de verão chegam, contudo, ela encontra-se sem um lugar para ficar. Agora, a jovem – junto com uma nova amiga que não faz ideia sobre o passado dela – precisa passar alguns meses em sua cidade natal, e enfrentar todos os problemas que deixou para trás, inacabados – e, pior que tudo isso, um Micha extremamente magoado, mas sem deixar de estar furioso com a menina. 

   Preciso dizer que "O Segredo de Ella & Micha" não é exatamente o que eu esperava do livro quando iniciei a leitura. Já havia visto algumas resenhas, nem todas positivas, mas com vários elogios à história como um todo. Com expectativas já criadas, obviamente, torna-se um pouco mais decepcionante do que o normal encontrar falhas no enredo, e talvez isso foi o que acabou acontecendo comigo, apesar de todos sabemos que ler um livro quando expectativas já foram criadas nunca dá certo. 
   Primeiramente, fiquei encantada com o relacionamento de amizade – tão bonito e espontâneo – que há entre Ella e Micha: o modo como os dois se entendem, assim como a maioria dos melhores amigos, é extremamente cativante. Contudo, em alguns pontos da leitura (especialmente no começo), acredito que a autora tenha “forçado” demais esse clima de amizade/paixão oculta. Eu explico: quando o casal se reencontra, depois de Ella passar meses sem dar qualquer notícia, há muito mais do que uma amizade entre eles. Isso, se comparado à última vez que eles se viram, fica um tanto avulso, quase “jogado” – mesmo que eles gostassem um do outro antes, não seria normal, quando nada havia acontecido entre os dois, para eles simplesmente se encontrarem e ele (perdoem a expressão crua) agarrar a bunda dela. 
    Mais individualmente, sobre os personagens, fico, até agora, um tanto indecisa a respeito de ter simpatizado com eles – e o que me incomodou bastante foi o fato de eu ter gostado mais do casal secundário de amigos, Lila e Ethan. A atitude irreverente de Ella pode ter sido a causa disso. Não consegui “engolir” o modo como ela é volátil: em um minuto ela age como se precisasse de Micha, e, no outro, como se não desse a mínima importância para ele. Micha, pelo contrário, é o tipo de personagem que não há como não ser notado. Ele é o melhor amigo da moça, e é claro como ele a conhece tão bem quanto a si mesmo. Micha está decidido a penetrar sob a máscara de indiferença dela, e é tão devotado a menina que chega a ser absurdamente fofo, mesmo com todos seus defeitos. Juro que não entendi como Ella abandonou um cara assim!

  
   A narrativa, que é feita de modo alternado entre Ella e Micha, mostra-nos de maneira mais clara tudo o que está ocorrendo, fornecendo uma perspectiva mais ampla sobre a história. Adorei esse fator, já que, de tal maneira, podemos conhecer um pouco mais sobre a personalidade cada um. Como é em primeira pessoa, tanto Ella, quanto Micha, vociferam suas opiniões e narram os traumas que tiverem de enfrentar no passado. 
    O problema com o livro é que, com todos os caminhos que a autora, Jessica Sorensen, poderia ter tomado para o desenvolvimento da estória, ela resolveu escolher o menos surpreendente, o mais clichê. É claro: ninguém começa a ler um new-adult esperando nada menos do que um romance arrebatador e um final relativamente feliz, contudo, há tantos elementos que poderiam ter sido explorados e não foram. Fatos que poderiam ter sido explicados e não foram. 
   Sorensen pode ter pecado em tentar apenas preencher o livro, já que há muitos elementos desnecessários, dias narrados em que simplesmente nada aconteceu. Além disso, o modo como tudo é contado, de forma tão rápida, é um tanto incômodo. Há alguns trechos profundos, tanto de reflexões quanto de flashbacks, que foram narrados em apenas um parágrafo! A história é muito boa, os personagens são carismáticos, contudo, no fim do livro, há tantas pontas soltas que tudo torna-se um pouco frustrante. 
    É claro que, mesmo com todas críticas, existem partes no livro que me arrebataram (eu o devorei em dois dias, afinal!). O grande destaque é a carga emocional, dramática existente. Extremamente bem detalhada e trabalhada, a emoção, o sofrimento existente nos personagens é notável. Eles, mesmo sendo tão jovens, já passaram por situações que muitas pessoas mais velhas nem sequer sonham, e a sensibilidade da autora para transmitir tudo isso é extraordinária. 
   A capa do livro é magnífica, e infinitas vezes mais bonita do que a original americana. Além disso, a Geração Editorial fez um trabalho ótimo com a diagramação do texto, que, além de possuir uma fonte ótima para a leitura, não possui erros gramaticais significantes. As páginas são amareladas e feitas de um bom material, e o design das 260 páginas é lindo. 
    Se eu gostei do livro? Sim. Mesmo com todos os defeitos, a história consegui me conquistar. Recomendo, entretanto, que não criem tantas expectativas como criei, e talvez, desse modo, você seja conquistado por uma história que possui uma linda história de amor, com uma carga emocional enorme, e um ótimo potencial. 
Primeiro parágrafo: 
"Será que consigo voar? Com o vento e a chuva em meu cabelo e meus braços abertos parece algo possível. Talvez, se eu tiver coragem suficiente para pular do fina beiral, flutue dentro da noite, como um pássaro com asas poderosas."
Melhor quote: 
"O mal vem em formas diferentes. Seja na forma de traficantes de drogas, de corruptos ricos, ou apenas na forma de babacas desprezíveis."
 


2 Comentários

  1. Comecei a ler a série esta semana.
    Concordo com todas as suas opiniões e eu também gostei muito mais do Ethan e da Lila.

    ResponderExcluir
  2. Queria muito os livros 4 a 6 da série segredo da Jessica Sorensen, tem para baixar?

    ResponderExcluir

.