Olá, leitores! A coluna Li Até a Página 100 e... hoje mostrará um pouco sobre as minhas primeiras impressões acerca do livro Por Trás de Seus Olhos, de Sarah Pinborough.


PRIMEIRA FRASE DA PÁGINA 100: "Viro a página e espero encontrar mais instruções, mas o que vejo são garranchos feitos com caneta esferográfica, nenhum respeitando muito o limite de linhas".

DO QUE SE TRATA O LIVRO: Ele gira em torno de três personagens: Louise, Adele e David. Estes últimos vivem um casamento estranho e problemático, onde nenhum dos dois parece muito feliz. Louise entra em cena quando conhece David num bar. Os dois estão embriagados e trocam beijos. Logo depois, David se vai, sentindo-se culpado. Dias depois, Louise descobre que David está em Londres para trabalhar no consultório de psiquiatria em que ela é secretária – pior ainda: ele será seu novo chefe. Mas quando Louise descobre que David é casado, tenta se afastar e manter apenas uma relação profissional. Até que um dia, Adele e Louise se encontram. As duas simpatizam uma com a outra de imediato e desenvolvem uma boa amizade, sem que David saiba. Ao se envolver cada vez mais nesse casamento, Louise percebe que há algo de muito esquisito nele.

O QUE ESTÁ ACHANDO ATÉ AGORA?
Ainda não compreendi os rumos que a história está tomando, mas desde o início é bastante envolvente. Gostei muito da escrita da autora, a forma não-linear da narrativa e seus personagens misteriosos que estão sendo construídos aos poucos.

O QUE ESTÁ ACHANDO DO PERSONAGEM PRINCIPAL?
Não ficou claro até então de quem é o protagonismo da história. De início, imaginei que fosse Louise, mas ela parece dividir espaço com Adele, que também é foco de muitos capítulos como narradora-personagem. Talvez Adele seja antagonista, mas acredito que só seja possível fazer essa divisão conforme a história avança. De toda forma, Louise é uma personagem complicada. Age como uma adolescente apaixonada sempre que pensa em David e não consegue ser honesta quando deveria ser, ou seja, é muito fácil julgá-la. Já Adele tem um lado misterioso, assim como seu passado sofrido, que vem sendo revelado aos poucos.

MELHOR QUOTE ATÉ AGORA:

"Ele se agarra às coisas que não pode mudar, mas o que está feito está  feito, queiramos ou não". 

VAI CONTINUAR LENDO?
Sim! Todas as recomendações são maravilhosas e estimulantes, assim como toda a propaganda feita em torno do livro. Sinto que este será mais um dos romances impossíveis de largar. Além do mais, estou animada por conhecer uma autora nova, já que é o primeiro livro de Sarah Pinborough que leio.

ÚLTIMA FRASE DA PÁGINA 100: "E, estranhamente, é muito bom me sentir assim".


Deixe um comentário

.