Livro: Anna Vestida de Sangue
Título Original: Anna Dressed in Blood
Autora: Kendare Blake
Editora: Verus Editora
Páginas: 252
ISBN: 9788576864431
Sinopse: Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro. Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas. Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?

DUOLOGIA "ANNA" 
    1.  Anna Vestida de Sangue
    2.  Girl of Nightmares

Kendare Blake se formou em escrita criativa na Universidade Middlesex, em Londres, e é autora de seis romances. Ela nasceu na Coreia do Sul, mas não fala uma palavra de coreano, já que foi adotada ainda bebê por um casal americano. Adora viajar, é defensora dos animais e trapaceia bastante quando joga Final Fantasy. Kendare mora em Kent, no estado de Washington, com o marido, dois gatos, Tybalt e Tyrion Cattister, e um dobermann chamado Obi Dog Kenobi. 

   Apaixonado por fantasias e, claro, por Supernatural, resolvi embarcar em mais uma aventura fantástica — e não somente isso, uma aventura sobrenatural também. Anna Vestida de Sangue, sucesso de Kendare Blake, conta a história de Theseus Cassio Lowood, ou apenas Cas — como ele prefere que o chamem. O garoto, de 17 anos, perdeu o pai há alguns anos e desde então resolveu assumir a herança familiar: caçar e matar fantasmas, o mesmo ofício que praticava seu falecido pai, um dos melhores caçadores que já existiu. Contudo, Cas não caça e mata fantasmas — usando a misteriosa faca Athame — por diversão ou simplesmente porque isso lhe coube como herança, mas também porque busca vingar a morte de seu pai, e para isso ele precisa encontrar o fantasma que o matou. 
   Em suas aventuras sobrenaturais, Cas é acompanhado por sua mãe, uma seguidora da religião wicca, e o gato da família. O trio muda de cidade constantemente e nunca ficam no mesmo lugar — afinal, fantasmas estão em toda parte, certo? Quando Cas toma conhecimento de um fantasma, conhecida como Anna Vestida de Sangue, que tem causado problemas em Thunder Bay, Ontário, ele decide que a cidade será seu próximo destino e que os dias de Anna estão contados. Para realizar seu feito, Cas muda-se para Thunder Bay e matricula-se na escola local, a fim de captar o máximo de conhecimento sobre o caso e, claro, parecer, ao mesmo tempo, um jovem comum e não peculiar.
   Quando Cas visita a Casa Abandonada onde mora Anna Vestida de Sangue, é acertado na cabeça por um de seus colegas e, logo após isso, ele vê pela primeira vez a misteriosa fantasma, que morreu aos 16 anos, tendo a garganta cortada quando estava vestida de branco, pronta para ir ao baile da escola.  Quando a entidade aparece, muitos dos colegas de Cas correm, um deles e morto, e o jovem caçador permanece estirado no chão — atordoado pela pancada na cabeça. E então duas coisas acontecem e fazem com que Cas fique não somente surpreso, mas intrigado. (1) Anna poupa o rapaz e não o fere, mesmo tendo a oportunidade, e (2) ela é justamente tudo aquilo que Cas vem procurando: um fantasma extremamente forte, poderoso e determinado. Se Cas conseguir matar Anna, certamente isso será um importante exercício para se preparar para vingar a morte de seu pai. Só que Cas não contava que seu coração fosse ter outros planos... e nem que a história tivesse uma inesperada reviravolta. 

   Já deu pra perceber que tem uma boa trama, hein? Conheci o livro assim que a Verus anunciou a publicação aqui no Brasil e, desde então, tinha deixado aflorar em mim o desejo de ler mais essa fantasia — que não ficou devendo para nenhuma outra. Como sempre, eu não criei expectativas, porque, como já sabem, esse é um mal que nos fere muito. Logo isso acabou influenciando no quesito gostar ou não gostar do livro. E, por fim, eu  acabei gostando bastante
   O gênero fantasia é um de meus preferidos e  não tem coisa melhor do que vê-lo ambientado na forma urbana e sobrenatural. O fato de eu ser fã de Supernatural também ajudou muito em minhas tomadas de decisões, e acabei me envolvendo no livro de uma forma que, inicialmente, achei que não fosse acontecer. Foi inovador — do ponto de vista brasileiro —, com toques de diferentes gêneros (young adult, fantasy urban, thriller) e, como ressaltou Cassandra Clare, fascinante e romântico. 
   A narração acontece preternaturalmente em primeira pessoa, e só isso já foi suficiente para me fazer me sentir mais a vontade com a leitura, visto que, além de cair super bem as situações da trama, considero esse tipo de narração mais adequada por nos permitir conhecer melhor os protagonistas, suas emoções e ações, em suas totalidades ficcionais. Quem comanda a narração é o protagonista Cas, o que remete a uma diferença quando comparado a maioria dos YA, que tem como protagonistas as mulheres. O jovem caçador, guiado por Blake, levá-nos a uma narrativa dinâmica, sem excessos, fluida e, o melhor, sem muitos devaneios — o número de páginas prova isso! 

"Algo como o assassinato de Anna deve ter chegado aos jornais. Mas que graça teria? Esta é a minha parte favorita da caçada. Ouvir suas lendas. Gosto de ouvir suas lendas. Gosto que eles fiquem tão grandes quanto possível em minha mente e, quando os vejo, não quero me decepcionar."


   O que mais me chamou atenção no livro foi o modo como o mesmo me envolveu e como eu acabei gostando de tudo que Kendare Blake construiu, desde as cenas chocantes, grotescas, a excessiva carga dramática e revoltante. Claro que a originalidade também não ficou de fora. Muitos podem dizer que o começo é parecido com Supernatural: um caçador de seres sobrenaturais, pai morto, busca por vingança e outros. Mas, é apenas isso, ademais não tem nada a ver e acaba sendo uma história tão boa quanto o sucesso do canal The CW Television Network
   Os personagens é que foram o único problema do livro. Ainda que tenham sido atenuados pelo fato de serem poucos e bons, foram, em suma, muito mal trabalhados — o que acabou, por ora, me chateando, mas como é uma duologia, podemos esperar que no próximo livro isso venha a ser esclarecido e corrigido, certo? Na aventura atrás da Anna Vestida de Sangue, Cas não caça sozinho, pois tem a ajuda de dois amigos, Thomas e Carmel,  respectivamente, um bruxo e uma líder de torcida que vai mostrar que também é boa de briga.
   Só que o que aconteceu foi que a autora usou poucos personagens — até aí, certo —, mas não soube sair da superficialidade. Na verdade, não sei dizer se ela não soube ou se ela realmente não quis — deixo em aberto o mistério. O que realmente sei é que esses personagens poderiam ser melhores trabalhados, e o livro, assim, poderia ter mais páginas sem qualquer problema, visto que é uma boa história. Anna acaba sendo a personagem mais interessante, o que faz um contraste peculiar e opulente a Cas, que, ao contrário, vai exigir bastante paciência do leitor, que precisa aturá-lo até que o mesmo amadureça. 
   Em contrapartida, a edição ficou linda — o esmero com que a Verus Editora "fabrica" seus livros, é sempre notável. A capa, que mostra Anna envolta em névoas, ficou exuberante e passa claramente a mensagem do livro: fantástico e sobrenatural. A diagramação e o design interno, com fontes espaçosas e agradáveis, seguem um modelo simples, mas não deixam, obviamente, de serem agradáveis. Não encontrei erros de revisão e acredito que a tradução foi muito bem feita, pois é perceptível as intenções da autora.
   Por fim, deixo claro que foi uma leitura muito agradável e que, sim, acaba sendo um prato cheio para os amantes de Fantasia. Apesar das poucas falhas, a trama compensa tudo, e entretêm de uma forma única — são necessárias poucas horas para se terminar a leitura. Outro motivo inteiramente importante para realizar a leitura é que o livro já teve os direitos cinematográficos adquiridos pela Fickle Fish Films, onde Cameron Monaghan e Maddie Hasson já foram confirmados, respectivamente, no papéis de Cas Lowood e Anna. Minha ansiedade é gritante, tenho certeza de que, com um bom roteiro, será um excelente filme! Ademais, deixo uma citação de Cassandra Clare sobre o livro: Anna Vestida de Sangue é uma história sombria e intricada, com um herói que mata os mortos, mas que também está apaixonado pela morte. Ao final da leitura, você também estará. 

Primeiro parágrafo do livro: “O cabelo liso brilhantinado é uma pista fatal — com o perdão do trocadilho. Assim como o casaco de couro largo e desbotado, embora nem tanto quanto as costeletas. E o jeito como ele fica abrindo e fechando o isqueiro ao ritmo do movimento da própria cabeça. Ele poderia fazer parte de um grupo de Jets e Sharks, dançando em Amor, sublime amor.”
Melhor quote: “Não tenha medo do escuro, Cas. Mas não deixe que lhe digam que tudo que está ali no escuro também está no claro. ”



3 Comentários

  1. Oi Pedro. Super legal esse livro né. Ainda não li mas me encantei pela obra desde a primeira vez que vi. Para falar a verdade eu sou meio medrosa pra esse tipo de leitura. Pode ser que não tenha nada a ver mas fico com o pé atrás.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi! Achei o seu blog hoje e amei a sua resenha. Vou comprar este livro para ler, pois parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Não dava nada por este livro mas lendo a resenha, eu fiquei fascinada para lê-lo!! E ele tem tudo que eu gosto, suspense, magia e romance!! Também fiquei curiosa para saber como Anna morreu!! A vida de Anna, assim como a de Cas se identificam em alguns aspectos!! Mas será que Cas conseguirá se aproximar de Anna sem ser morto?? Quero ler!!

    ResponderExcluir

.