Livro: Noites de Tormenta
Título Original: Nights in Rodanthe
Autor (a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 176
ISBN: 9788580414653

Sinopse: Aos 45 anos, Adrienne Willis repensa toda a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso ela segue para a pequena cidade de Rodanthe, na Carolina do Norte, para cuida da pousada de uma amiga, Quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada - isso atá a chegada do novo hóspede, o Dr. Paul Flanner. Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cerca, os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro - e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas. O título desse livro foi mudado de O Sorriso das Estrelas para Noites de Tormenta depois do sucesso do filme, que agora compõe também a capa do livro.


Noites de Tormenta foi escrito por Nicholas Sparks, inicialmente publicado nos Estados Unidos em 2002, e, no Brasil, em 2008, pela Editora Novo Conceito. Anos depois, Editora Arqueiro comprou os direitos sobre a versão brasileira, e relançou o livro em 2015, com uma capa inovadora e um designe surpreendente. Não o bastante, a obra do romancista aclamado acabou sendo adaptada para o cinema, o que conquistou ainda mais a atenção dos leitores em potencial. 

     Amanda estava mergulhada em uma depressão profunda depois do falecimento de seu marido. Em um dado momento, sua mãe, Adrienne Willis, começa a lhe contar um segredo de seu passado que não havia compartilhado com ninguém anteriormente.
     Adrienne, anos atrás, havia sido traída por Jack, seu marido, e, apesar de separada, ainda não havia superado toda essa situação. Fora justamente nessa época que Jean, sua amiga, pediu que Adrienne fosse cuidar de sua pousada em Rodanthe. Paul Flanner — que havia reservado um quarto nessa mesma pousada — estava passando por momentos muitos dificeis também. A separação lhe era recente, e os problemas com seu filho Mark só pioravam.
     Contudo, ele decidira fazer essa viagem para conversar com o marido de uma paciente sua, que não resistira a uma cirurgia. O que Paul e Adrienne não esperavam, era que nesse final de semana uma tempestade forte tomaria conta de Rodanthe, unido-os de uma forma que nunca imaginariam.
     Depois desse  evento, entretanto, Paul tinha decidido viajar para o Equador para reatar a relação com seu filho e Adrienne precisava voltar para casa para cuidar de seus filhos. Um ano era era o prazo limite para que voltassem a se encontrar. Mas o que pode mudar em um ano?

   
      Tenho que admitir que apostei nesse livro com certo receio. Havia tempo que ele tinha despertado minha curiosidade, contudo, toda minha experiência ruim com os demais livros do Nicholas Sparks acabou me desanimando e me fazendo buscar outras obras do mesmo gênero para mergulhar. Entretanto, quando a Editora Arqueiro ofereceu a oportunidade de leitura, anos depois da primeira publicação no Brasil, resolvi me arriscar, e, sinceramente gostei do que li. 
     Primeiramente, preciso explicar minha relação de amor e ódio com esse autor. Quando li "Diário de uma Paixão" achei o enredo um tanto confuso e fraco, mas gostei do final. Mas quando li "Um amor para Recordar" e "Querido John" perdi qualquer gosto pela escrita e pela construção das tramas de Nicholas. O primeiro foi mal planejado, mal escrito, e me decepcionou muito porque eu tinha amado sua adaptação. Já o segundo, tinha uma escrita boa, um pouco maçante, porém, desenvolvida — o problema foi o enredo mesmo, que não despertou nada em mim. 
     Talvez meu preconceito também esteja atrelado a sua marca "dramática" e triste, que podemos encontrar em quase todos os livros, e que eu achei por muito tempo ser uma artimanha forçada para fazer seus leitores se apegarem e chorarem por suas histórias, que, até então, não tinham o poder de despertar muitos sentimentos. 
     No entanto, Noites de Tormenta acabou me surpreendendo por vários motivos. Provavelmente porque era um livro antigo, mas que, diferente dos demais, estava muito bem escrito. A linguagem estava mais formal que "Um Amor para Recordar" e acessível, ao mesmo tempo. Já a narração era terceira pessoa e o foco se alternou entre Adrianne e Paul, de modo que aprofundou seus personagens e seu próprio enredo. E esse foi um ponto fortíssimo em "Noites de Tormenta", pois, apesar de seu final previsível e característico do autor, a narração me envolveu a ponto de me manter firme na leitura até seu desfecho.
     Nicholas Sparks foi genial ao escolher começar com o relato de Adrienne, para mergulhar numa história do passado. Aprofundou, em seguida, seus personagens como nunca presenciei antes, contando detalhes de suas vidas e deixando-os concretos e peculiares, com virtudes e defeitos. Entretanto, senti que a filha de Adrienne, Amanda, poderia ter sido mais aprofundada. A introdução passou por por Amada de forma rasa  —  era uma personagem poderia render muito para a história.

 
"Quando durmo, sonho com você, e quando acordo, sonho em tê-la nos meus braços. O tempo em que ficamos separados ao menos serviu para que eu tivesse certeza de que quero passar minhas noites ao seu lado e meus dias com seu coração."
   
     O livro é pequeno e isso pareceu influenciar na velocidade da história. Nicholas poderia muito bem ter tido mais calma e paciência diante seu enredo e personagens. Não digo que Noites de Tormenta foi uma leitura ruim por esse ponto negativo, mas é possível perceber o quanto a obra seria melhor enraizada se o autor tivesse trabalhado mais com ela antes do desfecho. Já as cartas que tinham espalhadas pela obra, uma mais tocante e sincera que a outra, conquistaram-me. Foi um artifício muito cabível para sensibilizar o leitor.

      Outra peculiaridade de "Noites de Tormenta" foi a idade dos protagonistas. Normalmente, os romancistas gostam de lidar com casais jovens e Nicholas acabou inovando. Adrienne tinha 45 anos enquanto Paul 54, e já eram bem maduros quando esse episódio ocorreu. Foi uma busca pelo pelo "eu" interior. Essa obra mostrou como nem tudo está perdido e que sempre teremos chances. 
     Achei que a capa dessa edição é muito mais bonita e chamativa que a da versão anterior. O próprio designe interior, apesar de simples, foi muito satisfatório. A fonte da letra e a cor amarelada das folhas contribuíram muito para a leitura se fizesse rápida. A Editora Arqueiro está de parabéns pela publicação! 
     Depois dessa leitura, fiquei tentada a assistir sua adaptação, independente das opiniões negativas que os fãs de Nicholas expuseram. Trata-se de uma trama que traz valores morais e amadurecimento dos personagens, esperança, mudanças, busca pela felicidade. O desfecho do livro não foi surpreendente, porém, pareceu se encaminhar para o percurso correto, e não se mostrou forçado como muitos outros livros do mesmo autor. 
     Nunca mais li nenhum livro de sua autoria, contudo, depois dessa experiencia me sinto incentivada a contemplar a evolução do autor e seu amadurecimento na literatura. Indico a leitura a todos que gostam de romances envolventes e tocantes. Noites de Tormenta não entrou para meus livros favoritos, mas se mostrou uma leitura muito agradável. 

Melhor Quote: " De alguma maneira, você transformou meu pai, e por sua causa, eu não trocaria esse último ano por nada. Eu não sei como você conseguiu, mas você transformou meu pai em um homem de quem já sinto saudade. Você o salvou, e acho que ao fazer isso, de certa maneira você me salvou também..."

       






Deixe um comentário

.