Livro: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias
Título: Rogues 
Autor (a): Vários autores
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 480
ISBN: 9788567296364
Sinopse: Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 21 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.

      Organizada por George R. R. Martin, a antologia "O Príncipe de Westeros e Outras Histórias" foi muito bem elaborada e pensada. O prólogo coube ao próprio Martin, que definiu o livro da seguinte maneira:
"Convidamos autores bem conhecidos dos mundos da fantasia épica, de espada e magia, fantasia urbana, ficção científica, românticos, mainstream, do mistério (leve ou hard boiled), thrillers, históricos, faroeste, noir, horror... opções à vontade. Nem todos aceitaram, mas muitos toparam, e o resultado está aí, nas próximas páginas. Nossos colaboradores formam uma equipe de elite com autores premiados e best-sellers, representando uma dúzia de editoras e gêneros diferentes. Pedimos a cada um deles a mesma coisa — uma história sobre canalhas, cheia de boas reviravoltas, planos ousados e reveses. Não impusemos nenhum limite de gênero aos nossos escritores. Alguns deles escolheram escrever no gênero que conheciam melhor. Outros tentaram algo diferente"

    Apesar de não ser o estilo de leitura mais frequente de minha lista, sempre fui uma grande fã de livros de contos. As histórias mais curtas — especialmente aquelas com plots inteligentes e rápidos — sempre me agradaram, e acredito que, muitas vezes, essa variedade de histórias e pode ser refrescante ao leitor. 
   O livro possui em torno de dez contos, cada um seguindo um estilo diferente, já que as narrações e pontos de vistas da descrição, assim como a linguagem utilizada em cada, são extremamente variadas. Isso, sob minha perspectiva, é ótimo, pois, além de de trazer a tona a possibilidade de agradar a todos os tipos de públicos, nunca deixa o leitor cansado. Além disso, os contos são de um tamanho médio, com cerca de quarenta páginas cada, o que cria tempo mais do que suficiente para um bom desenvolvimento de cada parte da história. 
   O que acontece aqui é que todos os autores — exatamente por já serem ótimos, com seus talentos reconhecidos — conseguem fazer um trabalho espetacular. Li o livro rapidamente, e fiquei encantada e completamente envolvida a cada final e início de história, mesmo quando encontrava aquelas que não eram muito "o meu estilo". E, várias e várias vezes, pensei que leria "apenas mais um conto", e acabei ultrapassando as páginas planejadas.



   A proposta de O Príncipe de Westeros e Outras Histórias foi, inicialmente, o que mais me atraiu à leitura: a jogada inteligente, e isso já ser exposto antes de lermos as histórias, deixa o leitor atento desde o começo. E, ainda sim — mesmo que algumas vezes eu tenha acertado —, na maioria delas fui enganada e não vi o desfecho chegando. Além disso, creio poder falar por todos quando digo que uma história que você sabe que irá te fazer pensar, refletir (e que provavelmente vai te enganar!) é ainda melhor; e esse, para mim, foi o principal encanto da obra.

   E isso, como um todo, é simplesmente divino. Há poucas coisas melhores do que um enredo que vai te espantar, que te desafie a cada sílaba de cada palavra; coisa que posso afirmar, com toda a coerência, que aconteceu durante o desenrolar dessa obra. E não apenas em um ou outro conto, mas em praticamente todas as histórias narradas.
   Conheci, aqui, autores que nunca havia ouvido falar, me familiarizei com um enredo de autores que nunca havia lido as obras, mas já tinha escutado a incrível reputação, e, é claro, apenas me admirei mais e mais com o trabalho de autores que eu já conhecia, e passei a amar ainda mais. Gillian Flynn e George Martin, em especial — já que seus livros estão entre os melhores que já li na vida! — me amarraram e deslumbraram, como já era esperado, e acredito que os dois merecem destaque no livro pela inteligência presente. 
   Os personagens seguem o padrão já citado do vilão esperto, mas que você nunca sabe, até o final — e, em um caso específico que me deixou de boca aberta, nem mesmo no fim! — quem é quem exatamente. É uma construção diversa e ampla, com muitos personagens, devido à variedade de contos, mas posso afirmar com certeza que a personalidade deles é incrivelmente crível.


   Sobre a edição do livro, como já é padrão da editora Saída de Emergência Brasil, o design é impecável. Penso que não, mas cada vez fico mais maravilhada com a beleza visual dos livros da editora, e hoje, confesso, não sei escolher meu modelo preferido. A revisão é ótima, assim como a diagramação interna, sendo que, também na parte de dentro, há vários detalhes que dão um toque "a mais" para a obra. 
   A única reclamação que tenho a fazer quanto ao trabalho editorial é sobre a mudança brusca de título. Entendo completamente que George R. R. Martin é famosíssimo e que um livro com um nome que remeta a sua incrível série, As Crônicas de Gelo e Fogo, venderá muito mais; mas achei um certo desrespeito com os outros autores, que tem o mesmo merecimento de publicação. O livro não é centrado no conto "O Príncipe de Westeros", então, achei desnecessário mudar o título a ponto de sugerir que esse fosse o "mais importante" da obra — como eu disse, apesar de entender a lógica editorial, não concordo. 
   Por fim, mal tenho palavras para expressar o quanto esse livro me encantou. Há partes melhores e partes piores, sim, mas ele consegue se destacar, no geral, com muita inteligência, dinamismo e originalidade. Todos os leitores, creio eu que não apenas os de fantasia, se identificarão com a obra, já que ela possui uma visão muito real a inteligente sobre os fatos. Muito bem recomendado, com certeza!

Primeiro parágrafo do livro:
"TODO MUNDO AMA UM CANALHA
... embora, às vezes, a gente sobreviva para se arrepender."
Melhor quote:
"Os livros deveriam ampliar nossa visão, nos levar a lugares onde nunca estivemos e mostrar coisas que nunca vimos, expandir nossos horizontes e nossa maneira de olhar o mundo. Limitar a leitura a um único gênero acaba com essa missão. Também nos limita, nos torna menores. Para mim, tanto no passado como agora, parece haver boas e más histórias, e essa era e ainda é a única distinção que realmente importa."


2 Comentários

  1. Tenho muita vontade de ler esse livros por causa do George R. R. Martin principalmente, adoro a escrita dele e também tenho que ler mais contos. Também não gostei muito da mudança de título.
    Adorei sua resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sou super fã da série Game of Thrones (que obviamente é bem diferente dos livros, mas enfim...) e esse livro, a julgar pela resenha, parece ser bem interessante, pois não envolve apenas conto do autor George R. R. Martin; diversos autores aclamados também escreveram contos para o livro. Preciso ler!!!

    ResponderExcluir

.