Livro: Tá Gravando. E Agora?
Autor (a): Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Páginas: 112
ISBN: 9788584390342
Sinopse: Ela está de volta. Depois do seu primeiro livro, Muito Mais que 5inco Minutos, Kéfera Buchmann publica Tá gravando. E agora?, novamente pela Editora Paralela. Nele a youtuber mais conhecida do Brasil conta como seu canal, 5incominutos, surgiu, revelando detalhes até então inéditos. Kéfera relembra como foi gravar o primeiro vídeo, as inseguranças que surgiram e como ela conseguiu superar os obstáculos para, aos poucos, ir conquistando milhões de fãs. Ela ainda tenta responder a pergunta que mais ouve dos seus seguidores: "Como eu faço para fazer o meu canal de Youtube dar certo?". Não, não existe uma fórmula mágica, mas Kéfera dá várias dicas úteis que podem ajudar os aprendizes de youtuber. Muitas das dicas servem não só para quem quer brilhar na internet. Kéfera fala de como melhorar sua criatividade de maneira geral na vida, sugerindo até exercícios para isso. De bônus, Tá gravando. E agora? traz depoimentos emocionantes de kélovers (como os fãs dela são conhecidos), que contam como Kéfera influenciou suas vidas.
LIVROS DA KÉFERA
2. Tá Gravando. E Agora?
Nascida em Curitiba, em 1993, Kéfera Buchmann é atriz desde os quinze anos e já rodou o país com sua seu espetáculo de teatro. Seus conhecimentos em artes cênicas e o sucesso no YouTube, além do trabalho como apresentadora em dois programas de TV, de emissoras diferentes, abriram o caminho para sua carreira no cinema. Kéfera atualmente a principal youtuber mulher do Brasil, tem um dos canais com o maior número de acessos e inscritos no país, tornando-se assim referência para quem busca uma carreira na internet. Eleita em 2016 uma das jovens mais promissoras do Brasil pela revista Forbes, Kéfera possui mais de 30 milhões de seguidores em suas redes (YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Vine e Periscope). Em 2015, lançou seu primeiro livro, Muito Mais que 5inco Minutos, que em agosto de 2016 já havia vendido mais de 400 mil exemplares. Os direitos do livro foram vendidos para Portugal, onde será publicado em 2016.
Muito Mais Que 5inco Minutos foi publicado em 2015 e, desde a data do lançamento, o livro se mantem na lista dos mais vendidos. A obra reúne histórias, de forma não linear, da vida da curitibana. Conhecida por dizer o que pensa, através de seu livro, conhecemos uma Kéfera que nunca imaginamos em nossa mente, e acabamos também aprendemos muito sobre a vida. O livro trás a mesma Kéfera, sem papas na língua, de sinceridade chocante e muitas vezes desbocada, mas não é centrado em sua fase atual de personalidade famosa, mas mostra uma Kéfera pré-fama que pouca gente conhece. São histórias que mostram realmente o quão bom é se reinventar e buscar uma única direção. Os resultados fazem valer a pena todo o esforço, e é isso que Kéfera mostra com suas “trapalhadas”.
Um ano após a publicação do livro (que vendeu milhares de exemplares), Kéfera ressurge com mais outro: Tá Gravando. E Agora? O novo livro da youtuber trás questões inéditas no meio editorial brasileiro e já agrada milhares de pessoas, que o compram semanalmente e fazem com que ele permaneça sempre na lista de mais vendidos. Neste segundo livro, que não é autobiográfico como o primeiro, Kéfera tenta responder a algumas das perguntas mais frequentes feitas pelos seus fãs: "Como eu faço para o meu canal ser um sucesso?", "Como ter boas ideias?", "Como lidar com a insegurança?", "Preciso ter um equipamento caro para fazer vídeos legais?". Além de várias outras dúvidas. E ela faz isso sem nunca abrir mão daquele jeito Kéfera de ser, com muito humor, sensibilidade, verdade e mantendo uma excelente relação escritor/leitor.
Além dos tópicos citados acima, em Tá Gravando. E Agora? você também poderá encontrar a história de como o 5inco Minutos surgiu e as desventuras que a Kéfera enfrentou no nascimento do canal,como criar um nome para seu canal e a importância desse pequeno detalhe, sobre como lidar com as críticas e com o fato de que a internet não perdoa, como cuidar de seus fãs e lembrar-se de que eles são tudo em sua vida e inúmeras outras dicas fundamentais para qualquer aspirante a youtuber. Sobretudo, como mensagem central, o novo livro da Kéfera trata de respeito e a importância de criar sem se importar em agradar alguém. Uma excelente dica para quem deseja entrar no maravilhoso mundo do YouTube.
Eu conheci a Kéfera há pouco mais de um ano, e desde então eu me agradei com sua personalidade e me tornei um admirador de seu aprazível trabalho. Quando surgiu a oportunidade de resenhar seu primeiro livro, Muito Mais Que 5inco Minutos, logo me interessei pela chance de lê-lo e tirar minhas próprias conclusões. Acabei lendo, sim, o livro e me deparei com uma leitura super prazerosa e diferente. No segundo livro, me vi feliz em ver que encontrei o mesmo dinamismo da primeira obra, o que reforça o talento de Kéfera para nos fazer aprender se divertindo.
Desde quando Muito Mais Que 5inco Minutos foi lançado, a autora confirmou que haveria mais um livro, que iria focar exclusivamente em seu canal e em dicas sobre como criar e manter um. Quando a Paralela anunciou o lançamento, minhas expectativas eram as mesmas (grandes e boas) e mantiveram-se satisfatórias após o término do livro, que tem uma importância ainda maior que o anterior. Por fim, vale ressaltar que não é necessário ter lido o primeiro livro para ler o segundo, e que para quem nunca leu nada da Kéfera vai encontrar, nesse segundo livro, uma atmosfera um pouco mais distante da que vemos em seus vídeos (algo maduro, mas informal), justamente pela seriedade dos assuntos.
Uma dica importante para assim que você conseguir pessoas que queiram ouvir/ ler / ver o que você tem para dizer: valorize os fãs. Mesmo que seja só uma pessoa. Ela está lá para você e por você, e não é à toa. Os fãs têm seus motivos, e, independente de quais sejam, você deve ser grato por estarem ali.
O livro possui uma narração em primeira pessoa que é um ponto extremamente importante na obra, já que é estruturada de forma a manter sempre viva a relação escritor/leitor. O que Kéfera tem de melhor é seu jeito bem humorado e sincero de ser, e isso é preternaturalmente visível em sua forma de nos ensinar. No primeiro livro, podemos observar uma mistura de "coisas", mas em Tá Gravando. E Agora? encontramos uma padronização dos objetivos da autora de modo que em cada capítulo, alternado por depoimentos de fãs, ela responde a uma dica e ainda mantém um surpreendente resultado.
Torno a repetir: o que mais me chamou atenção no livro e que creio que chamou atenção na maioria dos leitores que o leram, foi a forma como o livro foi estruturado. Engana-se quem pensa que é apenas uma biografia, cheia de palhaçada, momentos engraçados e "gracinhas da Kéfera". Me surpreendeu justamente por fugir desse pensamento e de alguns clichês típicos de biografias e autoajudas. Muito mais que entreter qualquer um, em seu segundo livro, mais sério e importante que o primeiro, Kéfera busca responder a vocês, leitores e/ou aspirantes a youtuber, às muitas perguntas que ouve todo dia e espera que todos nós tiremos algo de bom e útil para nossas vidas de criadores.
Conte o que tem feito. Como eu acabei de dizer, as pessoas vão querer saber mais sobre você. Então conte para elas o que você está fazendo! Por mais que pareça inútil (você pode até se perguntar "Ok, mas quem se importa com isso?"), acredite, tem gente que se importa. Muita gente vai amar saber o que você tem aprontado, como está sua vida, aonde você tem ido, o que tem comido.
Como Muito Mais Que 5inco Minutos, Tá Gravando. E Agora? também conta com uma salientada interatividade. Há imagens que dialogam muito bem com os textos, capítulos, e alimentam a relação escritor/leitor, além de belíssimas e divertidas ilustrações. Resumindo: chama atenção justamente por mostrar algo que não esperamos e/ou não imaginamos, e a graça está justamente aí. Quem gostou do primeiro livro, sem dúvidas, vai achar o segundo bastante aprazível.
No tocante as críticas, já sabemos que quase todo mundo fala que os livros da Kéfera são lixos. Eu tenho que discordar. Os livros dela não são lixos. Pra mim, lixo mesmo é você não curtir o trabalho dos outros e ainda se achar no direito de não respeitá-lo. Pessoal, aprendam uma coisa: o trabalho de qualquer um, independente do que seja ou se te agrada, merece respeito. Os dois bestsellers lançados pela curitibana não são tão ruins assim. Muito pelo contrário, por venderem mais de meio milhão de exemplares abriram portas da leitura para muita gente num país onde quase ninguém lê.
A edição da Paralela, como sempre, ficou muito bonita, com uma capa bem estilo Kéfera (viva e vibrante). A diagramação também ficou preternaturalmente maravilhosa! Com um design interno muito bonito, com fontes diversas e coloridas, ótimo espaçamento e ainda imagens da Kéfera (quer algo melhor?). O papel também é do amarelinho (pólen bold) que tanto amamos nos livros. Se há erros de revisão, não percebi nada.
Por fim, não posso deixar de ressaltar que aqui estão apenas minhas sinceras opiniões, e, mais uma vez, peço que não se deixem levar por opiniões negativas. Se basear em opiniões de quem entende (ou não entende) é importante, mas ter a sua própria é ainda mais fundamental. Em seus livros, Kéfera sempre trouxe bons ensinamentos. Não são puramente biografias! O segundo livro, aqui resenhado, por exemplo, é um guia obrigatório para todos os aspirantes a youtuber e traz dicas e mensagens que, do meio para o fim, acabam servindo para qualquer ser humano. Eu recomendo!
Primeiro Parágrafo:"Meu primeiro livro, Muito Mais que 5inco Minutos, ficou tão legalzinho (modéstia à parte) e vendeu tão bem (amém!) que as pessoas até duvidaram de que ele tivesse escrito por mim."
Melhores Quotes: "Mantenha suas metas altas, mas seus pés no chão. Nessa área artística, tudo é instável e complicado. Num dia você está em alta, logo depois em baixa".
"Não julgue se você não conhece. Inverta a situação e pense como seria ruim se fosse com você ou com alguém próximo. Você se dedica, trabalha, e logo percebe que muitas pessoas estão mais preocupadas em tentar te frustrar do que qualquer outra coisa. Independente de você produzir um conteúdo que seja do gosto dos haters ou não, o mais importante é o respeito".
Nenhum comentário:
Postar um comentário